DA REDAÇÃO DO BAHIA DE VALOR E AGÊNCIA BRASIL
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 250 projetos na Bahia para o Leilão A-5 2016, previsto para o dia 29 de abril, que vai contratar energia elétrica para ser fornecida a partir de 2021. Ao todo serão 6.159 megawatts de capacidade instalada ofertados de duas fontes, sendo a principal a eólica, com 5.979 MW oriundos de 246 projetos. Há ainda 4 térmicas a biomassa com 180 MW.
A EPE habilitou 802 projetos em todo o país. Serão 29.628 megawatts de capacidade instalada ofertados de variadas fontes, sendo a principal a eólica, com 17.131 MW oriundos de 693 projetos.
A Bahia continua concentrando uma grande quantidade de oferta de empreendimentos de energia eólica
Duas hidrelétricas vão participar do leilão, somando 111 MW, além de 52 pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs); 40 termelétricas a biomassa; nove termelétricas a gás natural; cinco termelétricas a carvão; e uma termelétrica a biogás.
O leilão será feito pela internet, com operacionalização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo. A energia elétrica gerada será objeto de Contrato de Comercialização de Energia em Ambiente Regulado, nas modalidades por disponibilidade para os empreendimentos eólicos e termelétricos e quantidade de energia para empreendimentos hidrelétricos.