O aviso de licitação para ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19). Na obra, o comprimento da pista aumentará de 1.600 m para 1.950 m por 30 m largura possibilitando a operação com aviões com capacidade de aproximadamente 200 passageiros.
Já o pátio de estacionamento de aeronaves passará de 8.500 m² para 23.900 m². O investimento previsto para a execução dos serviços é de R$ 45 milhões com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A abertura dos envelopes está prevista para o dia 17 de dezembro.
“O Aeroporto de Barreiras é o único da região a operar com voos da aviação geral e regular. Além de Barreiras, atende aos municípios de Ibotirama, Barra, São Desidério, Catolândia e outros do oeste baiano. Para o aeroporto, também já estamos com o processo licitatório em andamento para a construção de um novo terminal de passageiros, que terá uma área de 2.200 m²”, destaca o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito.
Terminal de Passageiros
O terminal de passageiros, que está em processo licitatório, será construído em uma nova área patrimonial com 2.200 m², aproximadamente quatro vezes maior em relação ao tamanho do atual que é de 600 m². O espaço terá capacidade de receber até 300 passageiros por hora em horário de pico.
A área de embarque terá 272,9 m² e de desembarque terá 222,4 m². Também haverá o aumento do número da oferta de vagas para veículos. O investimento do Governo do Estado está estimado em R$ 25 milhões.
A próxima etapa da licitação será a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em 01 de novembro de 2024. O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger tem a quarta maior movimentação total de passageiros entre os aeroportos regionais do estado e recebeu 86 mil pessoas no ano passado, segundo a Concessionária São Francisco Aeroportos.
Leia também: OR e André Guimarães lançam projeto de alto padrão em São Paulo