A cidade de Ilhéus, na Bahia, será ponto de encontro para um dos principais eventos da cadeia produtiva do cacau. De 26 a 28 de agosto de 2025, acontece a ExpoCacau, reunindo especialistas, técnicos, produtores, empresas e organizações ligadas ao setor.
Com proposta inovadora, o evento chega à sua primeira edição com uma programação diversificada. A ExpoCacau terá uma Feira de Negócios, espaço dedicado à difusão de tecnologias, como insumos, máquinas, implementos e serviços, como crédito agrícola. Também será um ambiente de relacionamento, reunindo empresas compradoras de cacau, entidades do setor e representantes de países vizinhos. A iniciativa é da CocoaAction Brasil.
Outro destaque da programação é o Fórum Anual do Cacau, que chega à sua 7ª edição e trará uma agenda técnica com temas como aumento de produtividade, manejo de pragas e doenças, mecanização na lavoura, sistemas agroflorestais, assistência técnica e oportunidades de mercado. Haverá ainda visitas e demonstrações técnicas, permitindo ao público acompanhar, na prática, a aplicação de novas tecnologias no campo.
Mais do que um espaço de negócios, a ExpoCacau está alinhada a uma agenda estratégica para o setor. O evento está em sintonia com o Plano Inova Cacau 2030, que visa promover parcerias e soluções para impulsionar a produtividade e a sustentabilidade, com a meta de dobrar a produção nacional de cacau até o fim da década.
A realização do evento em Ilhéus, um dos principais polos produtores do fruto no Brasil, reforça o papel da Bahia no desenvolvimento da cultura cacaueira. A expectativa é que a iniciativa gere negócios, fomente a adoção de tecnologias entre os produtores e fortaleça a cadeia produtiva regional e nacional.