Muito além das praias tradicionais, estados do Nordeste estão investindo em roteiros no interior e atrações diferenciadas para atrair turistas e operadores de turismo. Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco marcaram presença como expositores na 3ª edição da Travel Next Minas, realizada nos dias 19 e 20, em Belo Horizonte, mostrando destinos pouco explorados.
A Bahia aposta em roteiros na Chapada Diamantina, combinando visitas a vinícolas que oferecem tours guiados e experiências sensoriais sobre as produções locais de vinhos e engenhos de cachaça com passeios por Morro do Chapéu e Mucugê. A região também faz parte da Rota dos Engenhos, que reúne diversos produtores locais de cachaça, que se estendem até ilhéus, cidade que também abriga a Zona turística Costa do Cacau.
A Paraíba destacou o complexo hoteleiro em construção na orla de Cabo Branco, que deve gerar 10 mil novos leitos até 2026, e rotas de turismo religioso e de engenhos de cachaça em Brejo e Curimacu.
O Maranhão promove o roteiro Quilombo cultural, que percorre bairros de São Luís e valoriza raízes afro-quilombolas, terreiros, blocos de tambor de crioula e produtores de reggae, fortalecendo o turismo sustentável e cultural.
A feira reuniu centenas de expositores, incluindo 40 marcas hoteleiras e 27 destinos nacionais e internacionais, oferecendo oportunidades de networking e divulgação de novas experiências turísticas.