O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, apresentou nesta terça-feira (24), para o governador da Bahia, Rui Costa, as novas instalações do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, localizado no Senai Cimatec Park, em Camaçari. Acompanhado pelo vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, e Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, Daniel Justo anunciou a expansão do Centro, com a criação de 500 novas posições ao longo dos últimos meses. Agora com 1500 funcionários, o time baiano tem papel estratégico na engenharia global da Ford. “Fazer engenharia, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Brasil é viável, e o Centro de Desenvolvimento da Ford na Bahia é um grande exemplo da nossa competitividade”, afirmou Daniel Justo.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban, e o diretor de tecnologia e inovação do Senai Cimatec, Leone Andrade, também acompanharam a visita. A Ford é a primeira empresa a se instalar no Senai Cimatec Park, complexo de inovação e tecnologia, que combina os conceitos de Science, Technology e Business Park, instalado numa área de mais de 4 milhões de m², no município de Camaçari.
“O Cimatec Park é onde a gente colocou a nossa sede do Centro de Desenvolvimento no Brasil apostando que esse ecossistema tem tudo pra crescer e ser um dos grandes, se não o maior centro de desenvolvimento de tecnologias do Brasil. A gente tem muito a crescer junto com Cimatec aqui na Bahia”, disse Daniel Justo.
Para o presidente da Fieb, Ricardo Alban, a expansão do Centro de Desenvolvimento marca um novo momento da Ford na Bahia. “O Centro de Desenvolvimento da Ford com áreas de inovação e desenvolvimento de tecnologia, pensando no futuro, está alinhado com tudo que buscamos aqui no Cimatec Park. Para que a gente possa fazer daqui o que a gente vê no mundo afora, um ambiente de inovação, que atrai conhecimento, atrai jovens e empresas que queiram crescer e se completam”, afirmou Ricardo Alban.
“A Ford marca história, neste momento, ao ser a primeira grande empresa a se instalar no Cimatec Park. Outras grandes empresas virão, de outros setores, como óleo e gás, para fazer parte desse nosso ecossistema de apoio à inovação, com relevância nacional e inserção internacional”, disse Leone Andrade.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia se consolidou como um importante polo de inovação para a marca, sendo responsável pela criação, execução e coordenação de projetos de alta complexidade.
Além do Centro de Desenvolvimento no Senai Cimatec Park, a Ford também promove ações de capacitação profissional , como o curso de desenvolvimento de software, criado em parceria com o Senai Cimatec, com 80 vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, em uma área que tem registrado alta demanda e disputa por profissionais.