Já estão disponíveis as listas dos programas CNH da Gente e CNH na Escola. Para consulta, o candidato deve acessar o portal (ba.gov.br/comunicacao/cnhdagente/resultado).
O Governo do Estado, através do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) disponibilizou 12 mil vagas, sendo duas mil vagas para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, cinco mil vagas destinadas a estudantes da Secretaria de Educação (SEC) (18+), inscritos no programa Bolsa Presença, mil vagas para o programa Bahia pela Paz, destinado a jovens e 50 vagas para atendimento às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, além de 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.
Os contemplados também serão informados através de mensagens no aplicativo WhatsApp, disponibilizado no ato da inscrição. Na última segunda-feira (21) o departamento apresentou ao Ministério Público (MP), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Auditoria Geral do Estado (AGE) os critérios técnicos, que constam nos respectivos editais, para seleção e escolha dos beneficiários dos programas CNH da Gente e CNH na Escola. A apresentação reforça a responsabilidade do governo com a transparência e com a implementação de políticas públicas.
Esses são os primeiros editais do programa e a previsão é que mais vagas sejam disponibilizadas para a população. Dado relevante analisado pelas equipes intersetoriais de governo é que 70% das pessoas selecionadas são do sexo feminino.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, a Bahia se destaca por já estar colocando em prática uma política pública, que virou lei recentemente, e será implementada em todo o Brasil. “O Governo da Bahia segue alinhado às políticas públicas propostas pelo Governo Federal, tendo como objetivo cuidar das pessoas e de quem mais precisa. Nesse primeiro momento, foram 12 mil vagas e já estamos analisando a ampliação do programa. Parabenizar o Detran-BA pela iniciativa e todas as outras secretarias envolvidas. Estamos falando de oportunizar geração de emprego e renda, dignidade e de termos um trânsito mais seguro e com responsabilidade”, pontuou.
Estão inseridos no programa além do Detran, as secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
Para o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a expectativa é que a Bahia possa formar condutores que serão preparados para serem multiplicadores de boas práticas no trânsito. “Estamos falando de educação. O processo de formação de condutores ofertado gratuitamente para baianas e baianos é um processo democrático e construtivo. Vamos ampliar a oferta de CNH para que essas pessoas possam ampliar o leque no mercado de trabalho, mas também para formar bons condutores que vão receber conhecimentos para adoção de boas práticas no trânsito”, finalizou.
Após o resultado
Agora é aguardar o dia 31/7 para o próximo passo e o início do processo de habilitação nas categorias A ou B.
Entre 31/07 e 29/08, os contemplados deverão buscar presencialmente o posto de atendimento do Detran-BA mais próximo de sua residência (posto ou SAC) com os documentos mencionados no ato da inscrição: Documento oficial de identificação com foto (se for a CIN digital é necessário levar um cópia), CPF e comprovante de residência dos últimos 90 dias.
Já para os contemplados pelo CNH na Escola, a dinâmica é mais simples. Basta procurar a coordenação da escola, a partir do dia 31/7 para informações sobre aulas extracurriculares. As aulas teóricas acontecerão na própria unidade escolar.
Foto: Ascom- Detran/BA