BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

Há mulheres que não querem receber (apenas) flores

REDAÇÃO por REDAÇÃO
06/03/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Tatiany Carvalho

Por Tatiany Carvalho*

Mais de 10 milhões de mulheres são donas de negócios no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, com dados do IBGE, divulgada no ano passado. Um número expressivo que revela a força feminina no empreendedorismo – representava mais de 34% dos empreendedores no país em 2022. Mas, ainda assim nem sempre somos tratadas com equidade no mercado de trabalho, seja salarial, no acesso a cargos decisórios ou mesmo na garantia de direitos.

É comum vermos marcas lideradas por mulheres e com equipes até mesmo 100% femininas. Você já se perguntou o que iniciativas como essas podem expressar? Segundo o IBGE, no recorte por raça e gênero, a taxa de desocupação no Brasil é maior para mulheres, pessoas pretas e pardas. No último trimestre de 2022, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) revelaram, por exemplo, que o índice de desocupação das mulheres era de 9,8% enquanto o dos homens era de 6,5%.

Cada vez mais, as marcas se engajam com as causas sociais. E, muitas iniciativas podem atender necessidades presentes na ordem do dia de seus consumidores. Mais do que desenvolver produtos e serviços olhando apenas para os atributos, é importante considerar ações e projetos que valorizem os valores anunciados pelas empresas e profissionais em seus pilares de marca. Se eu tenho como premissa combater a discriminação contra mulheres, então é preciso promover ações alinhadas com essa diretriz.

Pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, que tipo de ação sua marca vai realizar? Adoramos receber flores, mas elas murcham

Se você está construindo estratégias de branding para seu negócio ou marca pessoal, certamente sabe que é importante estar atento ao universo da marca para satisfazer necessidades do consumidor para além das funcionais. As marcas mais lembradas e admiradas são capazes de se conectar emocionalmente com o público – compreendendo suas histórias e necessidades reais.

Muitas marcas já atuam em frentes de defesa e proteção à mulher por suas políticas corporativas. Durante a pandemia, por exemplo, Natura e Avon – que têm público notadamente feminino,apoiaram o combate à violência contra a mulher em suas redes sociais e se uniram ao movimento global “#IsoladasSimSozinhasNão” em alerta ao problema que cresceu muito em função do convívio das mulheres com seus agressores por conta da reclusão social.

O Uber que, no Brasil, possuía mais de 22 milhões de usuários e usuárias (2022) já afirmou publicamente:“(…) não podemos ignorar os desafios de segurança pública que impactam diretamente as mulheres (…)”. Entre algumas iniciativas da companhia no país de combate à violência contra a mulher, uma me chamou atenção de forma bastante positiva: em 2020, anunciaram a funcionalidade U-Elasque permitia às motoristas parceiras da plataforma, mulheres e não-binárias, receberem apenas solicitações de viagens de usuárias também mulheres.

Pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, que tipo de ação sua marca vai realizar? Adoramos receber flores, mas elas murcham.

Planner da Semana

  • Inalva Reuttimann é autora do projeto Jornada Aromática Salvador que realiza diversas atividades como o Curso de Formação em Aromaterapia, com certificação pela ABRATH e registro na Biblioteca Nacional. Com diversas formações – ela é analista química, terapeuta holística (Reiki, Florais, Iridologia, Cromopuntura) e professora de Aromaterapia clínica e holística, no segundo semestre já é aguardada a terceira edição anual da Vivência a Caminho das Lavandas, em Morro do Chapéu. Uma experiência em que os alunos vivenciam na fazenda Akã, todo o processo produtivo do óleo essencial, da plantação até o envasamento do produto, finalizando com uma aula sobre os benefícios e usos desses óleos essenciais. A abertura das inscrições você acompanha pelo perfil do  instagram (https://www.instagram.com/aromaterapiasalvador/).
  • O Sotero Social Clube e a Editora Sobre Gentes lançam o SSA475, um livro exclusivo, de edição limitada, que vai destinar todo o lucro das vendas para ajudar as crianças do Hospital Martagão Gesteira. O título reúne trabalhos de 21 artistas de diferentes segmentos. Na compra, o leitor também vai receber o chamado Certificado de Doação, como agradecimento pelo apoio ao trabalho do Martagão. Em período de pré-venda até próximo dia 10 de março, cada exemplar pode ser adquirido com desconto de 10% por R$ 360. Mais informações pelo site do Sotero Social Clube:  https://soterosocialclube.com.br.

(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram/@eutatianycarvalho

Tags: IBGESebrae
Artigo Anterior

Unigel paralisa atividades das fábricas de fertilizantes da Bahia e de Sergipe

Próximo Artigo

Nova lei: entenda o que pode mudar no trabalho de motoristas de aplicativo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde
Colunistas

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Próximo Artigo
Uber

Nova lei: entenda o que pode mudar no trabalho de motoristas de aplicativo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS

Devialet traz Gold Phantom para o Brasil. O preço: R$ 26.990

Notebook ultrafino da Daten chega ao mercado custando R$ 1.499

Gráfico ilustrano crescimento

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

Assaí inaugura a sua maior loja na Bahia

Confira o horário de funcionamento das lojas Assaí no São João

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Netreposto da Cargill

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Símbolo internacional de acessibilidade

Brasil deve adotar novo símbolo de acessibilidade

Show de São João

São João movimenta R$ 2,3 bi na economia baiana e atrai 1,8 mi de visitantes

Tanque da Copa Energia

Copa Energia aposta em GNL e amplia portfólio com aquisição de 36% da GNLink

Netreposto da Cargill

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Bombas de gasolina

Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina; medida vale a partir de agosto

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Símbolo internacional de acessibilidade

Brasil deve adotar novo símbolo de acessibilidade

Show de São João

São João movimenta R$ 2,3 bi na economia baiana e atrai 1,8 mi de visitantes

Tanque da Copa Energia

Copa Energia aposta em GNL e amplia portfólio com aquisição de 36% da GNLink

Netreposto da Cargill

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Bombas de gasolina

Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina; medida vale a partir de agosto

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.