BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

Há mulheres que não querem receber (apenas) flores

REDAÇÃO por REDAÇÃO
06/03/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Tatiany Carvalho

Por Tatiany Carvalho*

Mais de 10 milhões de mulheres são donas de negócios no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, com dados do IBGE, divulgada no ano passado. Um número expressivo que revela a força feminina no empreendedorismo – representava mais de 34% dos empreendedores no país em 2022. Mas, ainda assim nem sempre somos tratadas com equidade no mercado de trabalho, seja salarial, no acesso a cargos decisórios ou mesmo na garantia de direitos.

É comum vermos marcas lideradas por mulheres e com equipes até mesmo 100% femininas. Você já se perguntou o que iniciativas como essas podem expressar? Segundo o IBGE, no recorte por raça e gênero, a taxa de desocupação no Brasil é maior para mulheres, pessoas pretas e pardas. No último trimestre de 2022, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) revelaram, por exemplo, que o índice de desocupação das mulheres era de 9,8% enquanto o dos homens era de 6,5%.

Cada vez mais, as marcas se engajam com as causas sociais. E, muitas iniciativas podem atender necessidades presentes na ordem do dia de seus consumidores. Mais do que desenvolver produtos e serviços olhando apenas para os atributos, é importante considerar ações e projetos que valorizem os valores anunciados pelas empresas e profissionais em seus pilares de marca. Se eu tenho como premissa combater a discriminação contra mulheres, então é preciso promover ações alinhadas com essa diretriz.

Pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, que tipo de ação sua marca vai realizar? Adoramos receber flores, mas elas murcham

Se você está construindo estratégias de branding para seu negócio ou marca pessoal, certamente sabe que é importante estar atento ao universo da marca para satisfazer necessidades do consumidor para além das funcionais. As marcas mais lembradas e admiradas são capazes de se conectar emocionalmente com o público – compreendendo suas histórias e necessidades reais.

Muitas marcas já atuam em frentes de defesa e proteção à mulher por suas políticas corporativas. Durante a pandemia, por exemplo, Natura e Avon – que têm público notadamente feminino,apoiaram o combate à violência contra a mulher em suas redes sociais e se uniram ao movimento global “#IsoladasSimSozinhasNão” em alerta ao problema que cresceu muito em função do convívio das mulheres com seus agressores por conta da reclusão social.

O Uber que, no Brasil, possuía mais de 22 milhões de usuários e usuárias (2022) já afirmou publicamente:“(…) não podemos ignorar os desafios de segurança pública que impactam diretamente as mulheres (…)”. Entre algumas iniciativas da companhia no país de combate à violência contra a mulher, uma me chamou atenção de forma bastante positiva: em 2020, anunciaram a funcionalidade U-Elasque permitia às motoristas parceiras da plataforma, mulheres e não-binárias, receberem apenas solicitações de viagens de usuárias também mulheres.

Pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, que tipo de ação sua marca vai realizar? Adoramos receber flores, mas elas murcham.

Planner da Semana

  • Inalva Reuttimann é autora do projeto Jornada Aromática Salvador que realiza diversas atividades como o Curso de Formação em Aromaterapia, com certificação pela ABRATH e registro na Biblioteca Nacional. Com diversas formações – ela é analista química, terapeuta holística (Reiki, Florais, Iridologia, Cromopuntura) e professora de Aromaterapia clínica e holística, no segundo semestre já é aguardada a terceira edição anual da Vivência a Caminho das Lavandas, em Morro do Chapéu. Uma experiência em que os alunos vivenciam na fazenda Akã, todo o processo produtivo do óleo essencial, da plantação até o envasamento do produto, finalizando com uma aula sobre os benefícios e usos desses óleos essenciais. A abertura das inscrições você acompanha pelo perfil do  instagram (https://www.instagram.com/aromaterapiasalvador/).
  • O Sotero Social Clube e a Editora Sobre Gentes lançam o SSA475, um livro exclusivo, de edição limitada, que vai destinar todo o lucro das vendas para ajudar as crianças do Hospital Martagão Gesteira. O título reúne trabalhos de 21 artistas de diferentes segmentos. Na compra, o leitor também vai receber o chamado Certificado de Doação, como agradecimento pelo apoio ao trabalho do Martagão. Em período de pré-venda até próximo dia 10 de março, cada exemplar pode ser adquirido com desconto de 10% por R$ 360. Mais informações pelo site do Sotero Social Clube:  https://soterosocialclube.com.br.

(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram/@eutatianycarvalho

Tags: IBGESebrae
Artigo Anterior

Unigel paralisa atividades das fábricas de fertilizantes da Bahia e de Sergipe

Próximo Artigo

Nova lei: entenda o que pode mudar no trabalho de motoristas de aplicativo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde
Colunistas

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Próximo Artigo
Uber

Nova lei: entenda o que pode mudar no trabalho de motoristas de aplicativo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Facgada Banco Itaú

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

Carro voador

BNDES investirá R$ 405 milhões em carro voador brasileiro

Evento dia do algodão

Em edição histórica, Dia do Algodão celebra 25 anos da Abapa e conecta tradição e inovação

Apresentação à imprensa

Programação e novidades da INDEX Bahia são apresentadas à imprensa baiana

BNDES tem lucro de R$ 13,3 bilhões no primeiro semestre de 2025

Plenário da camara dos deputados

Câmara aprova projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nos meios digitais

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

Estagiários Ambev

Ambev abre inscrições para programa de trainee e estágio com salário de até R$ 9 mil

Cestas básicas

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

BNDES tem lucro de R$ 13,3 bilhões no primeiro semestre de 2025

Plenário da camara dos deputados

Câmara aprova projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nos meios digitais

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

Estagiários Ambev

Ambev abre inscrições para programa de trainee e estágio com salário de até R$ 9 mil

Cestas básicas

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.