O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu à Secretaria de Planejamento a licença prévia para a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, com 12,36 quilômetros de extensão e largura de 32,40 metros. A portaria foi publicada na edição deste sábado no Diário Oficial do Estado.
A licença prevê ainda obras do sistema viário de Salvador com cerca de 4,2 Km e a construção de quatro viadutos e dois túneis. Contempla ainda a duplicação da Rodovia BA-001 e a implantação de duas praças de pedágio. Os investimentos previstos na ponte são da ordem de R$ 5 bilhões.
O projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica foi lançado ainda no governo Jaques Wagner. Já foram realizadas várias audiências públicas e estudos de impacto ambiental do projeto. Em março passado, o governador Rui Costa em missão oficial à China apresentou o projeto a vários investidores daquele país. Pelo menos quatro grupos chineses estão interessados no projeto de construção e exploração do empreendimento.