Um ditado muito comum dentro do mercado financeiro é que “investir não é uma corrida de 100 metros e, sim, uma maratona”. Ou seja, o importante não é ficar rico rapidamente, mas, sim, investir com consistência ao longo do tempo.
Por isso, saber como investir com sabedoria, entendendo o mercado financeiro e usando-o a seu favor, é a melhor estratégia que você pode utilizar para fazer seu dinheiro trabalhar e multiplicar seu patrimônio.
Se você acha esse caminho difícil ou que leva tempo demais, o texto de hoje vai te ajudar a torná-lo mais fácil. Do zero até a escolha de bons investimentos, este artigo te ajudará a investir bem e a entender o mercado financeiro.
Entendendo suas finanças
Primeiro, você deve entender bem a sua situação financeira e avaliar quanto da sua renda pode ir para investimentos. Sim, esse é um passo bem básico, mas, infelizmente, muitas pessoas o negligenciam.
De fato, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que 48% dos brasileiros não controlam seu próprio orçamento, e apenas 33% dos entrevistados planejam o mês com antecedência. Ou seja, controlar seu orçamento já te coloca na frente de dois terços das pessoas.
Ao saber quais são os seus gastos mensais, bem como os seus rendimentos, você consegue ter uma ideia de quanto é a diferença entre ambos. E se você gasta menos do que ganha por mês, já é um bom sinal! Agora, está na hora de ir para o próximo estágio.
Quanto investir?
Com o orçamento detalhado em mãos, chegou a hora de definir quanto quer investir. Você pode escolher um valor fixo por mês ou então definir um percentual da sua renda (por exemplo, 10% do salário líquido).
Aqui não há segredo nem fórmula mágica: você é quem vai definir o quanto é capaz de destinar aos investimentos. De maneira geral, escolha um valor que você possa disponibilizar todo mês para que, assim, crie o hábito de investir.
Mais importante do que o valor, é preciso fazer do investimento uma rotina que esteja no seu orçamento. Por isso, sempre inclua um campo de investimentos em sua planilha e coloque o valor escolhido nela.
Definição de objetivos
Você já escolheu o valor que deseja investir e vai separar essa quantia todo mês? Ótimo, o orçamento já está definido. Mas para que você quer investir esse dinheiro? Qual é o seu objetivo com esse investimento?
Uma das razões que levam muitas pessoas a desistir de investir é justamente a falta de um objetivo claro. Isso pode fazer com que a pessoa deixe de investir ou acabe gastando todo o dinheiro que sobra da renda mensal. Por isso, é tão importante definir uma meta clara.
Trace uma meta e conheça seu perfil
Com isso em mente, duas coisas são fundamentais nesta fase como investidor. A primeira delas é saber para que você quer utilizar esse dinheiro e em quanto tempo deseja fazê-lo. E os objetivos podem ser vários, como os exemplos abaixo:
- Fazer uma viagem para Japão em dois anos (bom estimar o valor necessário para a viagem);
- Comprar uma casa de R$ 500.000 em cinco anos;
- Aposentar-se aos 50 anos com renda de R$10.000,00 por mês.
Ter uma meta clara, especialmente em termos de tempo, fará com que você não ceda em gastar o seu dinheiro com objetivos de curto prazo.
O segundo fator importante é saber qual o seu perfil de investidor e quais os investimentos que está disposto a ter. Isso vai te ajudar a escolher quais são os produtos mais adequados para você investir.
Tipos de investimento
Para avaliar seu perfil de investidor, um dos principais fatores é a tolerância ao risco. Ou seja, quão confortável você fica com a possibilidade de enfrentar perdas do seu capital.
Isso te ajudará a escolher os investimentos que se alinham com seu perfil. Se você aceita correr riscos em troca de retornos maiores e quer investir para o longo prazo, seu perfil é de moderado a arrojado. Em contrapartida, um investidor mais conservador quer proteger seu capital e geralmente tem metas de curto a médio prazo.
Uma estratégia para investidores iniciantes é começar com produtos de baixo risco e aumentar a exposição a outros ativos à medida que seu conhecimento sobre o mercado aumentar. Mas não há uma regra específica: cada investidor tem o seu perfil e as suas escolhas.
Com esses passos, você poderá iniciar uma trajetória de sucesso no mercado financeiro e alcançar seus objetivos, utilizando os investimentos como seus maiores aliados nessa jornada.