Tatiany Carvalho*
Você não precisar ser um político para ter uma campanha de comunicação. Qualquer empreendedor que tenha um objetivo claro a ser alcançado e sabe que precisa de estratégia para conseguir o resultado desejado pode planejar sua própria campanha. Como o nome sugere, uma campanha é a reunião de ações orientadas a um determinado fim. E a sua jornada começa ao se olhar no espelho: quem é você?
O seu passado não te define, mas pode servir de referência e inspiração para sua marca pessoal. Qualquer marca, seja pessoal ou corporativa, precisa contar uma história. É neste momento que você consegue se conectar com outras pessoas que tenham valores semelhantes aos seus e que também precisem de referências como as que você passou e compartilhou. Aqui a mágica do engajamento pode acontecer e você começar a ser notado por sua audiência.
O seu passado não te define, mas pode servir de referência e inspiração para sua marca pessoal
Além das histórias que conectam, você também precisa definir qual a transformação que sua marca faz. Se você vende produtos ou serviços, enumere os benefícios que seu cliente terá ao adquiri-los e, a partir destes resultados, como ele se transformará. Aqui está o objetivo, o resultado que você entrega.
Depois de definir os elementos de sua história que tenham conexão com seu público e de listar os produtos ou serviços que você vende, é importante definir um plano de ação. O que sua campanha precisa destacar que possa neutralizar os demais competidores? O que faz sua entrega ser única? De que forma você se diferencia? Aqui é importante você realçar suas características únicas que possam gerar desejo por sua marca pessoal.
Chegou a hora de colocar a mão na massa e entrar em ação. Defina um calendário e planeje as ações de comunicação. Vivemos em um mundo hiperconectado, com diferentes canais de comunicação. Eleja as principais redes sociais em que vai atuar de acordo com o perfil do seu público, mas não se esqueça que a vida acontece fora das telas. Se houver outros pontos de contato com sua audiência, explore-os. Uma boa conversa presencial, uma rede forte de networking, campanhas de e-mail marketing, entrevistas em jornais também podem compor sua estratégia promocional.
Crie suas mensagens-chaves, destaque seus diferenciais competitivos e mire sua atenção nas necessidades de seu cliente. E, não menos importante, crie um branding para sua marca com elementos, cores e imagens que dialoguem e contribuam para comunicar sua companha.
Novamente, volte-se ao espelho e se pergunte: a imagem que eu vejo comunica quem eu sou?
Seja intencional em sua comunicação.
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(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram: @eutatianycarvalho