A Speedo Multisport anunciou um crescimento de 44% em seu faturamento online em 2024, frente ao mesmo período de 2023, superando o desempenho de sua principal loja física, localizada no Shopping Morumbi. “O e-commerce tem proporcionado à marca uma descentralização de vendas em determinadas categorias, ampliando cada vez mais o contato da marca com o consumidor, destacando-se por exemplo a ampla linha de t-shirts seguida de acessórios como mochilas e bonés. Maiôs e sungas, já tradicionais da marca, continuam despontando, porém, com uma diversificação cada vez maior. Pela nossa projeção, vendas online estarão na frente das vendas das nossas lojas físicas até 2025”, afirma o CEO da Speedo Multisport, Roberto Jalonetsky.
O e-commerce da Speedo que, além do site www.speedo.com.br opera em plataformas de marketplace como Mercado Livre, Centauro, Netshoe e outras, tem mostrado um desempenho robusto. “O nosso ticket médio teve um crescimento de 14% assim como o PA (peças por atendimento) também tem aumentado na ordem de 21%. Isso deve-se a diversidade e velocidade com que conseguimos implantar diversas estratégias voltadas ao consumidor final, sempre visando a experiência e uma melhor jornada do consumidor final. Além disso, a empresa tem investido em tecnologias na ponta como por exemplo provador virtual, inteligência artificial e vídeos explicativos, além de melhorias nos processos logísticos e de atendimento ao consumidor. “Nada isolado tem efeito, mas sim, um conjunto integrado de ações, que aumenta nossa velocidade de entrega”, ressalta.
O faturamento da Speedo Multisport cresceu 24% em 2023 e, este ano, a meta é atingir os 30%. Para isso, o e-commerce exerce um papel fundamental. “Nossa maior margem está no online, pois, para não fazermos uma concorrência desleal com nossos mais de 3 mil revendedores, distribuídos em 4,3 mil pontos de venda, colocamos sempre os produtos com o que chamamos de “preço cheio”, ou seja, o valor máximo que pode ser cobrado por um produto Speedo.
”O nosso papel, seja no digital ou no físico, é gerar valor e visibilidade para a marca. Desta forma, todos ganham, principalmente o consumidor final. Ao mesmo tempo que isso cria uma dificuldade a mais para vendermos de forma online, quando todos os nossos concorrentes estão no clique ao lado, por outro lado, aumenta o nosso ticket médio, faturamento e, consequentemente, a margem de lucro”, ressalta.
Inovação
A Speedo está também inovando em práticas sustentáveis. A marca, que já lançou uma linha de roupas feitas de garrafas PET recicladas, eliminou as sacolas plásticas de suas lojas, substituindo-as por ecobags de TNT reciclável. Isso representa uma redução de 100 mil sacolas plásticas anuais. “Essas mudanças são parte de nossa estratégia para atender à crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e mostrar nosso compromisso com a responsabilidade ambiental,” ressalta.
Além das mudanças sustentáveis, a Speedo acaba de entrar em um dos setores mais lucrativos do vestuário, o segmento de calçados. “Com o Brasil sendo o 5° maior produtor mundial de calçados, a empresa inicia sua operação no segmento com uma linha que inclui tênis e chinelos. A Speedo já vendeu mais de 15 mil pares em pouco mais de um mês, evidenciando a força de sua marca”, aponta. A nova coleção de calçados da Speedo conta com 45 SKUs para tênis e 35 SKUs para chinelos. Os tênis são projetados para conforto e desempenho, enquanto os chinelos oferecem um conforto excepcional, com tecnologia HiperSoft.
A empresa também está focada em inovação com lançamentos como a linha Repellent, uma camiseta que oferece proteção contra mosquitos e é biodegradável, desenvolvida para enfrentar o surto de dengue no Brasil. “A nova linha é vendida exclusivamente pelo e-commerce da Speedo e incorpora uma tecnologia avançada que repele insetos e é protegida contra raios UV”, frisa.
Leia também: Fortal Química paralisa atividade por causa da concorrência chinesa