O McDonald’s – a maior rede de fast-food do mundo, com faturamento anual da ordem de R$135 bilhões – vai expandir a sua atuação em Salvador. A empresa se prepara para abrir duas novas unidades na capital baiana: uma na região de Patamares e outra em Ondina. Os terrenos já foram adquiridos e as obras civis dos novos empreendimentos começam a sair do papel em breve.
A loja de Ondina ficará numa área entre o Morro do Gato e o Morro Ipiranga. Em Patamares, o restaurante ficará próximo ao Hiper Ideal, numa região que vem experimentando um boom imobiliário e se tornando a queridinha para quem gosta de praia, espaços verdes e tranquilidade.
Além dos empreendimentos residenciais que já foram entregues e outros que estão sendo lançados, o bairro tem sido o novo vetor de investimento para restaurantes, bares, clinicas, escolas e supermercados. A expectativa é que com a conclusão as obras de requalificação da Orla a região atraia ainda mais negócios, impulsionando o consumo.
As novas lojas do McDonald’s em Salvador terão uma identidade visual moderna. Contarão com opções de atendimento como drive-thru, totens instalados no salão principal dos restaurantes, além do menu digital. Os caixas convencionais e as compra através do aplicativo, com o sistema de “Peça e Retire”, também serão opções de compra.
Reinvenção
O McDonald’s passou por uma grande reinveção no país nos últimos anos. A marca reformou seus restaurantes, instalou totens tecnológicos, implantou o atendimento à mesa em algumas lojas e ousou no marketing.
Ao adotar a alcunha “Méqui”, referência a como os brasileiros chamam a rede, a companhia se reaproximou do consumidor. Resultado: de 2018 para cá, viu sua fatia no setor passar de 36,9% para 41,6%, segundo a pesquisa Crest, que analisa as nove maiores redes de restaurantes do país.
A primeira loja do McDonald’s em Salvador foi inaugurada no Rio Vermelho, no início da década de 90. De lá pra cá, a rede ganhou musculatura e está presente hoje em todos os grandes shoppings da capital, além de unidades de rua, estrategicamente localizadas, em bairros como Graça, Jardim dos Namorados, Alphaville, avenidas ACM e Magalhães Neto, dentre outras.
A Arcos Dorados é a operadora da marca McDonald’s em 20 paises da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil. A companhia conta, atualmente, com mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 95.000 funcionários.
Resultados
O McDonald’s fechou o ano passado com um lucro líquido de US$8,46 bilhões, alta de 37% sobre 2022. As receitas entre janeiro e dezembro somaram US$25,5 bilhões, 10% acima do registrado um ano antes.
Leia também: Com investimento milionário, GNLink impulsiona revolução energética na Bahia