O baiano já adotou a Black Friday, tradicional data de compras nos Estados Unidos. Um levantamento realizado pela plataforma TIM Ads, que mapeia hábitos de consumo da base de clientes da operadora, mostra que praticamente a totalidade (99%) conhece a data e, desses, 61% pretende fazer alguma compra durante o período das promoções.
A pesquisa, que ouviu cerca de 8 mil pessoas de todo o Estado, com um público predominantemente jovem (78% até 34 anos), ainda mostra que a maioria (23%) afirmam que gastarão entre R$ 101 e R$ 500, seguidos daqueles que desembolsarão de R$ 500 a R$ 1.000 (21%) e de R$ 1.000 a R$ 2.000 (20%). Somente 10% investirão mais de R$ 2.000 em compras. Outros 13% gastarão menos de R$ 100.
Sobre a queda de preços, a pesquisa mostrou que 48% dos respondentes acreditam que os valores ficam mais baixos durante a Black Friday. Economizar e deixar de comprar por um tempo para aproveitar os valores promocionais é um comportamento apontado por 17%, mesmo percentual de quem afirmou que aproveita a data para adquirir itens que já estavam na lista de desejos há um tempo. Além disso, 16% dizem que aproveitam a data para adiantar as compras de presentes de Natal para amigos e familiares.
Os eletrodomésticos estão no topo da lista de desejos de 24% dos respondentes, em seguida aparecem as roupas com 21% e os eletrônicos, que são a meta de compra de 20%. A pesquisa também quis saber sobre os métodos de pagamentos preferidos e o PIX é o mais citado por 36% das pessoas, enquanto o cartão de crédito deverá ser usado por 25% das pessoas dentro desse recorte de consumidores.