A multinacional norte-americana de fertilizantes Itafos iniciou um processo de expansão no Brasil e tem na região oeste da Bahia o seu próximo alvo. A empresa de fertilizantes fosfatados especiais com sede em Houston (EUA), e fábrica localizada em Arraias, no Tocantins (TO), vai abrir um escritório em Luís Eduardo Magalhães (BA). O novo escritório será inaugurado em outubro.
Atualmente, a Bahia representa cerca de 20% do volume de vendas da empresa. A expectativa é atingir 30% do volume até o final de 2025. A região oferece a melhor logística, devido à proximidade com as áreas agrícolas e à localização estratégica de apenas 120 km das fazendas mais próximas na divisa entre o Tocantins e a Bahia.
A produção em larga escala de grãos na região permite que a Itafos participe de maneira competitiva no mercado. Felipe Coutas, presidente da Itafos no Brasil, afirma que o objetivo da expansão é estreitar ainda mais o relacionamento da empresa com agricultores e parceiros da região.
“Projetamos um crescimento contínuo até 2026, com a Itafos se tornando um fornecedor relevante no cenário nacional e principalmente no Oeste da Bahia. Nosso produto tem sinergia plena com as plantações da Bahia”, diz.
Fosfato natural
Em 2023, a Itafos retomou a produção do I-Active, o fosfato natural reativo considerado o mais solúvel do Brasil, e com certificado IBD. A companhia se posiciona como uma das poucas no Brasil a produzir esse tipo de produto, de fonte sedimentar, com grande apelo para culturas perenes, semi-perenes, abertura de áreas, fosfatagem (correção de solo) e adubação sistêmica.
A multinacional também concorre no mercado brasileiro de fertilizantes acidulados com o lançamento do produto Super Forte Duo, que alia alta solubilidade e concentração de enxofre, sendo uma fonte de imediata absorção para a planta, ideal para vegetações de cerrado.
No Brasil, a capacidade anual instalada da Itafos é de aproximadamente 500 mil toneladas de fertilizantes e 220 mil toneladas de ácido sulfúrico. No ano de 2023, a Itafos foi a terceira maior empresa em volume de distribuição de ácido sulfúrico.
Leia também: Hub LightHouse promove evento sobre governança e os desafios das startups