Depois de revolucionar com as inovações tecnológicas do Novo Cruze sedã, a Chevrolet apresenta o Novo Cruze Sport6. O modelo incorpora as evoluções tecnológicas trazidas pelo “irmão maior” e adiciona ainda visual e comportamento dinâmico mais esportivos – características valorizadas por consumidores de veículos deste segmento.
Até por conta disso, o sobrenome Sport6 foi mantido na segunda geração do Cruze hatch, que ganhou opção de teto solar elétrico, novos serviços OnStar, rodas exclusivas de 17”, além de acerto customizado da suspensão e da direção progressiva com assistência elétrica.
O design ganhou silhueta marcada pela traseira mais curta e linhas elegantes da carroceria, que revelam o conceito vanguardista do carro. Os para-choques são inspirados nos da versão “RS” norte-americana. O dinamismo também aparece nas proporções do hatch, que ficou ligeiramente menor, porém com maior distância entre-eixos, trazendo novas proporções para o carro.
Isso melhora a dinâmica veicular e o aproveitamento do espaço da cabine, que ganha também sofisticação e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança.
Entre os itens disponíveis estão o sistema de estacionamento semiautomático e o assistente de permanência na faixa, que é capaz de identificar uma saída involuntária da pista e realizar automaticamente pequenas correções na trajetória do veículo.
Outras novidades são o motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível de 153 cv, a última geração da transmissão automática de seis marchas e o sistema Stop/Start (desliga temporariamente a ignição durante paradas), proporcionando um perfeito balanço entre alta performance e baixo consumo de combustível.
Em relação a conectividade total, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que é a vitrine tecnológica da marca. O multimídia MyLink traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de alta definição capacitiva, navegador e comando de voz.
A versão 2017 do Cruze traz ainda avanços na tecnologia OnStar. Além dos conhecidos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, há uma nova versão do aplicativo, que permite ao usuário consultar um número maior de parâmetros do veículo pelo celular.
Chamado de Diagnóstico Avançado, a função informa se há condições irregulares nos seguintes sistemas do carro: Motor e transmissão; Airbag; Controles de tração; Freios ABS; Emissões; OnStar e Pressão dos pneus.
A pressão de pneus e informação sobre a quilometragem total percorrida eram as únicas disponíveis na versão anterior do aplicativo. A novidade que chega junto com o Cruze Sport6 e será também estendida aos demais modelos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar, basta ao usuário atualizar a versão do aplicativo.
“Apesar de compartilharem o mesmo DNA, Novo Cruze e Novo Cruze Sport6 são produtos complementares e de apelo distintos. Enquanto o sedã se destaca pelo maior espaço para bagagem, o hatch entrega mais esportividade”, explica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
Juntos, a linha Cruze já emplacou mais de 185 mil unidades no país desde que foi lançada, que faz dela uma das de maior sucesso do segmento. A estreia do sedã aconteceu em setembro de 2011, quase um semestre antes do hatch.
O Novo Cruze Sport6 chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São oito opções de cores: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Glory e Azul Petróleo. O modelo começa a chegar às concessionárias Chevrolet em dezembro. Os preços variam de R$ 89.990 a R$ 110.990 com todos os opcionais (e a R$ 112.540 com pintura perolizada). A garantia do veículo é de três anos.
Traseira curta e acabamento inspirado na versão “RS”
Assim como a versão sedã, o Novo Cruze Sport6 foi desenvolvido por um time global de engenheiros na Alemanha e nos Estados Unidos. O elemento de que mais chama a atenção no design do hatch é a traseira 217 mm mais curta que a do sedã, reforçando o aspecto esportivo e atlético do veículo.
A traseira é alta, com lanternas que lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela assinatura luminosa que criam à noite. O para-choque tem acabamento exclusivo e elementos marcantes, inspirados no da versão “RS” norte-americana. Traz defletores nas extremidades, moldura fosca e saída de escape alargada.
Na parte superior da tampa do porta-malas chama a atenção o belo aerofólio que integra a terceira luz de freio e tem função aerodinâmica importante. A lateral é caracterizada pelo teto arqueado, que segue uma linha fluida que vai do para-brisa até os pilares posteriores. As rodas de alumínio aro 17 com raios em forma de “Y” completam o conjunto -são escurecidas na versão LTZ.
A parte frontal do Cruze hatct também traz novidades, seguindo a mais nova expressão global do DNA da marca. Traz faróis e grade superior integrados, mas sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas.
O para-choque dianteiro também é estilo “RS”, com aletas exclusivas, faróis auxiliares horizontais e spoiler integrado à base pintado em preto fosco. O desenho da segunda geração do Cruze Sport6 é resultado da inspiração dos projetistas e dos testes de otimização aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento.
Interior mais aconchegante
Novas proporções e dimensões possibilitam um habitáculo com mais espaço e conforto para os até cinco ocupantes. O interior enfatiza a interação humana com a tecnologia. O redesenho dos painéis de instrumentos e das portas, além da redistribuição dos consoles com porta-objetos, contribuíram para um ambiente ergonômico e aconchegante.
O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, no entanto com um design completamente novo. A começar pela direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Multifuncional, o volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo maior número de interações com o veículo sem distrações por parte do condutor.
O quadro de instrumentos de fácil leitura traz os principais dados do veículo e vem com um computador de bordo de última geração. Na versão LTL ele conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus e vida útil do óleo; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.
O computador de bordo ainda possui a função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.
Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia Chevrolet MyLink, com uma grande tela capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.
O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas foi igualmente revisto. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza.
Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a localização das teclas à noite.