A aposentada Livina da Silva, soube pelo noticiário da TV, que o Procon Móvel está realizando atendimentos no estacionamento da Arena Fonte Nova e não pensou duas vezes: foi ao local buscar orientações. “Consegui encaminhar três problemas que vinha enfrentando, e hoje achei a solução. O atendimento foi rápido e muito bom”, destaca ela.
Esse é o segundo dia da ação social do Procon no Estacionamento VIP da Arena Fonte Nova, com acesso pela Ladeira Fonte das Pedras, próximo a estátua de Pelé. Os atendimentos, que iniciaram terça-feira (27), seguem até sexta-feira (30), sempre das 9h às 16h, numa realização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), em parceria com o Projeto Arena Social.
No Procon Móvel, os consumidores têm acesso a serviços como: atendimento preliminar, abertura de CIP, orientações e fornecimento de material educativo, entre outros. Ana Emília Oliveira, mora próximo à Fonte Nova, e foi ao local pedir auxílio para encaminhar uma questão relacionada a uma empresa de telefonia, ela destaca que ações como essas são muito importantes para a população. “Aqui conseguimos facilitar a relação com as empresas, para chegarmos a um acordo. Esse intermédio é muito importante para solucionar o problema. Desde ontem a equipe vem me atendendo muito bem e já estou com minha demanda em andamento, aguardando o retorno da empresa”, pontua ela.
O diretor de Ações Educativas do Procon-BA, Paulo Teixeira, destaca que devido aos altos índices de procura no Posto Central, essas ações nos bairros têm dado mais celeridade ao trabalho, além de levar o atendimento para mais próximo das pessoas.
“Prontamente quando fomos procurados pelo Projeto Arena Social, fechamos a parceria para trazer o Procon Móvel. Todos somos consumidores e em algum momento podemos vir a ter problemas, por isso, o trabalho em defesa do consumidor é tão importante, e o Estado entende que nem sempre as pessoas podem se deslocar até o Posto Central, por isso, vamos até os bairros. As maiores reclamações são relacionadas a empresas de fornecimento de água, energia elétrica, operadores de telefonia e bancárias”, pontua Teixeira.
Os interessados nos atendimentos deverão apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência, e um comprovante de compra, como: conta, boleto, nota fiscal, ou contrato.
PROCON MÓVEL
Entre os dias 2 a 6 de setembro, o Procon Móvel levará atendimentos aos consumidores no Centro Social Urbano do bairro Liberdade, em Salvador. Nos dias 16 a 20 de setembro, a ação em parceria com o Ministério Público (MP-BA), chega ao município de Valença, a 123 km da capital baiana. Os atendimentos acontecerão na Praça da República, em frente ao Teatro Municipal.