Após vencer concorrência com participantes de todo Brasil, a equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), vai desenvolver um projeto sobre o sistema de vigilância ativa para brucelose bovina, em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC – USA) e o Tephinet. O objetivo é implantar e avaliar um sistema de busca dos focos da enfermidade, utilizando testes laboratoriais, com vistas ao controle e erradicação da doença.
A iniciativa também busca promover medidas de educação em saúde e melhorar a relação com os órgãos de saúde pública. “Buscamos a criação de um protocolo de atendimento junto ao serviço de saúde pública do Estado da Bahia para esta enfermidade que tem caráter zoonótico”, esclarece a coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina na Bahia (PNCEBT/BA), Luciana Ávila.
Na primeira fase será realizada a coleta de sangue de fêmeas adultas para posterior diagnóstico da enfermidade. Em uma segunda fase serão feitas coletas de leite em laticínios para realização do teste do ‘anel do leite’, nome dado ao diagnóstico para identificação da brucelose em amostras da matéria-prima.
Para isso, o projeto terá a colaboração dos fiscais da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adab nos matadouros e laticínios parceiros das regiões de Irecê e Miguel Calmon. Os diagnósticos para brucelose bovina serão realizados pelo Laboratório de Sanidade Animal da Adab (Ladesa) com novas técnicas, a exemplo do Elisa Milk em amostras de leite, e outras já utilizadas.