Jovens estudantes de diversos estados do país participam, a partir desta terça (11) e até a sexta-feira (14), em Salvador, da terceira edição da ONU Intercolegial, uma simulação de conferência das Nações Unidas. O projeto foi adotado no Brasil pela Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), entre as ações de valorização do protagonismo juvenil. É a primeira vez que a capital baiana sedia o evento, cuja abertura oficial está prevista para esta terça (11), às 10h30, na Sala de Arte Sálua Chequer, no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. O diretor da RJE, professor Fernando Guidini, e outras autoridades estarão presentes. Haverá transmissão, ao vivo, pelos canais da RJE e do Vieira (Vieira TV), no YouTube.
Em um realismo que impressiona, na ONU Intercolegial os jovens, vestidos formalmente, assumem papéis diversos, a exemplo de secretários-gerais e delegados representantes dos países. Em conferência, eles proferem discursos e debatem sobre temas bem reais tratados pelas Nações Unidas, como a dependência mundial do dólar e a expressividade global do Brics (bloco econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros), as tensões geopolíticas entre a Venezuela e a Guiana, além do papel do Conselho de Segurança da ONU visando assegurar a paz, entre outros.
COMITÊS DA ONU
Estarão, assim, representados no evento o G-20 (grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo); a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), além do The United Nations Historical Security Council (UNHSC), que é o Conselho de Segurança Histórica das Nações Unidas, este com debates somente em inglês.
Haverá também uma simulação de sessão na Câmara dos Deputados brasileira, que vai debater a crise econômica dos anos 90 e impeachment do presidente Fernando Collor. Com em um grande congresso, os jovens também cuidam da parte logística (staff) e promovem entrevistas coletivas, entre outras ações relativas à imprensa.
A equipe pedagógica que integra a organização da ONU Intercolegial destaca a importância do evento para a construção de repertório sobre questões nacionais e internacionais, além do desenvolvimento de habilidades e competências, como oratória, diplomacia, resolução de conflitos, trabalho em equipe, entre outras. Mais informações podem ser obtidas nos sites da RJE (redejesuitadeeducacao.com.br), do Vieira (colegioantoniovieira.com.br) ou do evento (https://onuintercolegial.com.br/), além do instagram (@onuintercolegial).
Leia também: Golden Cross deve explicar à ANS suspensão da venda de planos de saúde