O volume do setor de serviços na Bahia caiu 0,6%, em abril de 2022, frente a março, na série com ajuste sazonal. O estado havia apresentado resultado positivo na passagem de fevereiro para março (2,6%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. Mesmo com o resultado negativo de março para abril de 2022, os serviços na Bahia seguiram operando acima do patamar registrado em fevereiro de 2020 (+0,4%), no pré-pandemia. Na comparação com abril de 2021, o resultado do setor seguiu positivo no estado. Houve avanço de 14,6% no volume dos serviços prestados, o 13º crescimento consecutivo (avança desde abril/21).
O aumento foi mais expressivo do que o registrado nacionalmente (9,4%) e o 10º mais elevado entre os 27 estados, 24 dos quais apresentaram avanço dos serviços frente a abril/21. Os maiores crescimentos foram registrados em Alagoas (39,1%), Amapá (28,8%) e Ceará (20,4 %). Os únicos estados com queda no indicador foram Rondônia (-4,5%), Acre (-2,4%) e Distrito Federal (-1,1%).
Assim, nos primeiros quatro meses de 2022, o setor de serviços na Bahia acumulou alta de 14,2%, frente ao mesmo período do ano passado. Foi o maior crescimento registrado num primeiro quadrimestre nos 10 anos de série histórica da PMS para o indicador interanual.
O desempenho baiano também ficou acima do nacional (9,5%) e foi o 7º maior aumento entre os estados. Só Rondônia teve variação negativa nesse indicador (-1,5%), e os melhores desempenhos estavam em Alagoas (27,5%), Roraima (18,0%) e Ceará (16,5%).
Nos 12 meses encerrados em abril, os serviços baianos também sustentaram avanço (15,9%), uma variação acima da verificada no Brasil como um todo (12,8%), num cenário em que todas as 27 unidades da Federação continuam com resultados positivos, lideradas por Alagoas (29,4%), Roraima (23,3%) e Ceará (19,3%). A Bahia tem a 6ª taxa de crescimento.
Atividades
O aumento no volume do setor de serviços baiano em abril frente ao mesmo mês de 2021 (14,6%) foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. A maior taxa de crescimento no mês veio novamente dos serviços prestados às famílias (124,9%), que registraram a 13ª alta consecutiva (avançam desde abril/21) e têm o melhor resultado entre as atividades, tanto nos primeiros quatro meses de 2022 (62,5%) quanto no acumulado em 12 meses (87,7%).
Por conta do avanço significativo, foi também a atividade que mais contribuiu para o bom desempenho do setor de serviços em geral, na Bahia, em abril.
O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,4%) apresentou os segundos maiores crescimento e contribuição positiva para os serviços baianos no mês. A atividade mostrou seu quarto resultado positivo consecutivo e acumula altas de 15,6% no primeiro quadrimestre de 2022 e de 15,2% nos 12 meses encerrados em abril.
No outro extremo, os serviços de informação e comunicação (-7,1%) foram mais uma vez a única atividade a recuar, mostrando a quinta queda mensal consecutiva. O segmento é o único com retração acumulada no primeiro trimestre de 2022 (-4,3%), embora ainda apresente variação positiva no acumulado em 12 meses (0,4%).