O volume do setor de serviços na Bahia cresceu em outubro (1%), na série com ajuste sazonal, retomando os resultados positivos após o recuo registrado entre agosto de setembro (-2,0%). O resultado do estado foi um pouco melhor que média nacional (0,8%) nessa comparação e acompanhou o movimento de alta verificado em 22 das 27 unidades da Federação.
Apesar do desempenho positivo frente a setembro, na comparação com outubro de 2018, o volume de serviços na Bahia manteve-se em queda (-1,6%). Apresentou o quinto resultado negativo consecutivo e está consolidando um segundo semestre pior que o de 2018 para o setor, no estado. Os dados são do IBGE.
O desempenho dos serviços baianos foi bem aquém da média nacional (o setor cresceu 2,7%, frente a outubro de 2018, no Brasil como um todo) e acompanhou a trajetória de queda registrada em 10 dos 27 estados.
Frente a outubro/18, os serviços tiveram seus melhores resultados em Tocantins (7,8%), Rondônia (7,0%) e Amapá (6,8%), enquanto Acre (-5,2%), Alagoas (-6,2%) e Piauí (-7,0%) tiveram as quedas mais profundas.
Com os resultados de outubro, o setor de serviços na Bahia segue negativo tanto no acumulado no ano de 2019 (-1,9%) quanto em 12 meses (-2,0%). Ambos os resultados continuam aquém da média nacional (0,8% em ambos os indicadores acumulados).
Atividades
A queda no volume do setor de serviços baiano em outubro frente ao mesmo mês de 2018 (-1,6%) foi resultado do desempenho negativo de três das cinco atividades investigadas no estado.
Em termos de magnitude da taxa, o segmento de outros serviços (-11,4%) apresentou o pior resultado, caindo pelo sétimo mês consecutivo (desde abril). Trata-se de um grupo muito diverso de atividades, mas que tem um peso relativamente baixo na estrutura geral do setor de serviços no estado.
Quem mais contribuiu para o desempenho negativo geral dos serviços baianos, em outubro, foi a queda verificada nos serviços de informação e comunicação (-5,8%). O grupo tem o segundo maior peso no setor e vem mostrando, na Bahia, desempenho bem diferente da média nacional.
No estado, o volume dos serviços de informação e comunicação cai seguidamente há quase dois anos e meio (29 meses), desde junho de 2017. No Brasil como um todo, o segmento apresenta resultados majoritariamente positivos, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, desde junho de 2018.
Em outubro, na Bahia, o resultado geral do volume de serviços não foi pior graças, sobretudo, ao desempenho dos serviços profissionais, administrativos e complementares (2,2%), que, mais uma vez, deram a principal contribuição positiva no mês.
O segmento também tem peso importante na estrutura do setor no estado e cresceu pelo terceiro mês consecutivo. Ele e reúne muitas atividades direcionadas às empresas (ligadas às áreas jurídica, contábil, de segurança, assessorias e consultorias em diversos campos, agências de viagem, entre outras).