BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Varejo de alimentos fecha 197 estabelecimentos no estado

REDAÇÃO por REDAÇÃO
27/06/2016
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 1 minutos
A A
0

De janeiro a abril, 14,3 mil empreendimentos fecharam as portas no país (Foto: Reprodução/TV CNC)

Share on FacebookShare on Twitter

Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, de janeiro a abril deste ano, 197 estabelecimentos do segmento de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo fecharam as portas na Bahia. Em todo o país, foram 14,3 mil unidades, cortando 29,7 mil vagas formais de emprego neste período. O número corresponde a quase 12 mil estabelecimentos a mais do que o mesmo período de 2015, quando foram encerrados 2,4 mil pontos de venda no setor.

O impacto negativo foi sentido em todos os Estados do Brasil, com destaque para São Paulo que fechou 4,1 mil lojas, Paraná (-1,6 mil) e Minas Gerais (-1,5 mil). Em termos relativos, as maiores retrações se deram no Amapá (-13,4%), Amazonas (-11,4%) e Espírito Santo (-11,0%).

Os estabelecimentos de médio porte foram os que mais fecharam unidades nos primeiros quatro meses deste ano: ao todo foram 6 mil. Os pequenos encerraram 4,6 mil empreendimentos, enquanto os médios, 3,2 mil.

Atacado – Com o pior recuo nas vendas desde 2003 – queda de 3,2% nos primeiros quatro meses de 2016 –, o segmento implementou ainda reajustes sucessivos em função da divergência entre custos no atacado. “Já havia uma retração na demanda dos consumidores causada pela recessão profunda e prolongada. A alta dos preços contribuiu para aumentar o recuo nas vendas neste período, acentuando o ritmo de fechamento de pontos de venda com vínculo empregatício no varejo de alimentos”, avalia o economista da CNC, Fabio Bentes.

Somados, os hiper e supermercados e estabelecimentos de produtos alimentícios, bebidas e fumo respondem por 30,3% do faturamento anual do varejo brasileiro e são responsáveis por 30,6% da força de trabalho no setor. Em 2015, 25,6 mil empreendimentos deste segmento fecharam as portas.

Tags: CNCrecessãosupermercados
Artigo Anterior

Taxa de juros do cheque especial chega ao recorde de 311,3%

Próximo Artigo

Carta de vinhos do Madero/Durski conquista prêmio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril
Economia

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Economia

Turismo baiano: Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é eleita melhor do mundo em ranking internacional

Membros do Instituto Washington Pimentel
Economia

Primeiro painel desta quarta-feira no estande do Instituto Washington Pimentel foca na desburocratização do crédito

Próximo Artigo

Carta de vinhos do Madero/Durski conquista prêmio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Membros da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

Bahia terá primeira fábrica de vidro solar fora da China com investimento de R$ 1,8 bilhão

Barry Callebaut anuncia investimentos de R$121 milhões na Bahia

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Tecnicos instalando placas solares

Interior baiano vive revolução econômica com expansão da energia limpa

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Grupo Ri Happy inaugura nova sede em São Paulo

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.