BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Varejo deve crescer até 3% em novembro puxado pela Black Friday

REDAÇÃO por REDAÇÃO
26/10/2020
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

Uma pesquisa divulgada pelo Google e Instituto Ipsos mostra que 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

A FecomercioSP prevê aumento de até 3% nas vendas do comércio varejista em novembro comparada ao mesmo período do ano passado, principalmente em supermercados e materiais de construção. Segundo a entidade, o aumento deve ser puxado pela Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro.

A data servirá como um termômetro para as compras de Natal, que, segundo a federação, também devem registrar crescimento neste ano. Se as previsões se confirmarem, o varejo terminará o ano com uma queda de 3%, um cenário melhor do que o previsto no início da pandemia da covid-19.

Apesar das previsões otimistas da entidade em relação à Black Friday, a FecomercioSP avalia que a abertura gradativa dos estabelecimentos não será suficiente para recuperar as perdas do setor este ano. “O grau de incertezas em relação à economia ainda é grande, principalmente em relação às variáveis de emprego e renda”, disse a entidade.

Para potencializar o faturamento na Black Friday, a entidade orienta que os estabelecimentos coloquem em prática planos de fidelização de clientes e descontos em produtos – que costumam ser as principais ações do varejo para a data -, considerando um cenário de aumento do desemprego e redução paralela na renda e também na confiança dos consumidores.

No entanto, a federação alerta para que não comprometam as margens de lucro. “Isso significa dizer que, para ter um bom resultado ao fim do mês, eles devem ir às contas: mensurar custos, checar o estoque antecipadamente e planejar a gestão de fornecedores para, só então, estipular os descontos que podem oferecer. Caso contrário, corre-se o risco de vender a preços muito baixos para atrair a demanda da Black Friday e contabilizar prejuízos depois que a data passar”, recomenda a entidade.

A gestão de estoques deve dar a tônica dos bons resultados do setor nesta Black Friday: conceder descontos aos produtos que estão parados ou com baixo giro é a principal estratégia para lucrar na data, orienta a assessoria técnica da entidade. Outro alerta é em relação ao frete grátis, prática comum nessa época do ano. Em um período no qual muitos varejistas tiveram dificuldades no fluxo de caixa, assumir esse custo para vender mais pode significar perdas substanciais.

Segundo a FecomercioSP, é importante principalmente para o varejo físico que os protocolos sanitários em meio à pandemia continuem sendo praticados, como limitação no fluxo de pessoas, medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel. No caso do e-commerce, medidas como atendimento agendado e serviço de entrega em esquema drive-thru também devem permanecer durante a Black Friday.

Tags: Black Fridayvarejo
Artigo Anterior

Juros do cheque especial sobem e chegam a 114,2% ao ano

Próximo Artigo

Com tela dobrável, Galaxy Z Fold2 5G chega ao Brasil por R$13.999

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Economia

Conselho da Petrobras aprova volta da distribuição de gás de cozinha

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos
Economia

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Movimentação de conteiners
Economia

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados

Próximo Artigo

Com tela dobrável, Galaxy Z Fold2 5G chega ao Brasil por R$13.999

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Responsáveis pelo programa

Microfinanças ganham reforço internacional para impulsionar renda na Bahia

Trator em obra de pavimentação

Obras de melhoramento e recuperação são iniciadas na BA-526, em Salvador

Estande de vendas da Bracell Papéis

Superbahia 2025: Bracell Papéis celebra avanço da marca Supra e expansão do portfólio da marca Fofura

Salvador ganha clínica oftalmológica com serviços a preços populares

Salvador ganha clínica oftalmológica com serviços a preços populares

Apresentação de projetos

CBPM, FIEB e IEL apresentam novos projetos da Galvani na Bahia; investimentos chegam a R$ 1,4 bilhão

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Ações da Apple disparam com expectativa de investimento bilionário nos EUA

Ações da Apple disparam com expectativa de investimento bilionário nos EUA

Conselho da Petrobras aprova volta da distribuição de gás de cozinha

Fachada da sede da Abapa

Bahia recebe Missão Compradores e apresenta modelo de excelência na produção de algodão

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Planta da Braskem

Braskem registra EBITDA recorrente de US$ 74 milhões no 2T25, 67% inferior ao do 1T25

Movimentação de conteiners

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados

Ações da Apple disparam com expectativa de investimento bilionário nos EUA

Ações da Apple disparam com expectativa de investimento bilionário nos EUA

Conselho da Petrobras aprova volta da distribuição de gás de cozinha

Fachada da sede da Abapa

Bahia recebe Missão Compradores e apresenta modelo de excelência na produção de algodão

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Planta da Braskem

Braskem registra EBITDA recorrente de US$ 74 milhões no 2T25, 67% inferior ao do 1T25

Movimentação de conteiners

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.