BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas do varejo ficam estáveis de fevereiro para março

REDAÇÃO por REDAÇÃO
11/05/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

Em queda desde setembro de 2017, vendas de combustíveis e lubrificantes (-11,9%) são principal influência negativa do varejo baiano em março

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia enm março ficaram estáveis (0,0%) em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após terem registrado três recuos consecutivos (-0,7% em fevereiro; -1,0% em janeiro; e -2,9% em dezembro/17). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje (11/05/18) pelo IBGE.

Nessa comparação, o varejo nacional apresentou variação positiva (0,3%), com crescimento das vendas em 18 dos 27 estados. Os destaques, em termos de magnitude de taxa, foram para Espírito Santo (5,1%), Distrito Federal (4,4%) e Acre (4,1%). Por outro lado, Piauí (-3,9%), São Paulo (-3,6%) e Maranhão (-2,7%) apresentaram os maiores recuos nas vendas.

Na comparação com março/17, as vendas na Bahia tiveram o primeiro resultado positivo do ano, voltando a crescer (1%) após duas quedas consecutivas. Nessa comparação, o varejo nacional teve crescimento bem mais intenso (6,5%), e o resultado da Bahia foi o terceiro pior entre os 27 estados, acima apenas da variação positiva do Amapá (0,2%) e do recuo de Pernambuco (-0,4%).

No acumulado no primeiro trimestre do ano, as vendas na Bahia seguem no negativo (-0,6%), com o quarto pior desempenho dentre os estados e bem abaixo da média do país (+3,8%). Ainda assim, o varejo baiano mostrou desaceleração no ritmo de queda ao longo deste ano, apresentando o melhor resultado para um primeiro trimestre desde 2014 (+9,5%).

Já nos 12 meses encerrados em março, as vendas do comércio varejista na Bahia se mantêm em alta (0,8%), aumentando um pouco o ritmo de crescimento em relação aos 12 meses encerrados em fevereiro (+0,3%). Foi o segundo resultado positivo para o varejo baiano, que, nessa comparação, vinha em quedas sucessivas desde maio de 2015.

Nessa taxa anualizada, o varejo brasileiro apresenta avanço de 3,7% em março, com vendas crescendo em 22 dos 27 estados.

Vendas aumentam em 5 das 8 atividades do varejo restrito baiano

Em março, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que não considera as vendas de automóveis e material de construção) tiveram resultados positivos. Os destaques foram para as vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+15,5%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,4%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,5%) – que voltaram a crescer depois de quase três anos de quedas consecutivas (34 meses).

As vendas de produtos farmacêuticos e cosméticos (+10,4%) registraram, em março a sexta alta consecutiva na Bahia. Já as de outros artigos de uso pessoal e doméstico (+15,5%) voltaram a acelerar e seguem crescendo desde maio de 2017 – exercendo, mês a mês, uma das principais influências positivas no varejo baiano. A atividade reflete as compras em lojas de departamento e parte expressiva do varejo eletrônico (grandes sites de vendas).

Também apresentaram resultados positivos em março as vendas de Tecidos, vestuário e calçados (3,0%), que voltaram a crescer depois de três recuos consecutivos; e de Livros, jornais, revistas e papelaria (9,1%), que se mantêm em alta há um ano, desde fevereiro de 2017.

Vendas de combustíveis são principal influência negativa 

Das três atividades do varejo restrito baiano com quedas nas vendas em março, frente ao mesmo mês de 2017, Combustíveis e lubrificantes (-11,9%) foi a que mais contribuiu negativamente para o desempenho do setor.

Os combustíveis tiveram seu sétimo recuo consecutivo nas vendas, que registram o pior desempenho do varejo baiano neste ano, com quedas acumuladas de 10,9% no primeiro trimestre de 2018 e de 5,1% nos 12 meses encerrados em março.

Em março, também recuaram, no estado, as vendas de Móveis e eletrodomésticos (-1,8%) – primeira queda após 12 meses de alta – e de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,4%).

Vendas do varejo ampliado baiano crescem 0,4%

Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado tiveram um desempenho melhor que as do varejo restrito: cresceram 0,4% entre fevereiro e março e 2,9% frente a março de 2017. Em ambas as comparações, porém, o varejo ampliado baiano cresce menos que a média nacional (+1,1% e +7,8% respectivamente).

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas das atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Com os resultados de março, o varejo ampliado na Bahia acumula altas de 4,0% no primeiro trimestre de 2018 e de 3,3% nos 12 meses encerrados em março – ambas também abaixo da média nacional (6,6% e 6,2% respectivamente).

Em março, as vendas de veículos, motos, partes e peças cresceram 10,5% no estado, enquanto as de Material de construção caíram 4,0%.

As vendas de veículos vêm crescendo na Bahia desde maio de 2017 e, apesar da desaceleração neste ano, acumulam alta de 17,9% no primeiro trimestre de 2018. Já as vendas de material de construção tiveram a primeira queda no ano, após duas altas seguidas, que garantem o resultado positivo no primeiro trimestre de 2018 (3,4%).

Tags: IBGEvarejoveículos
Artigo Anterior

Bahia aposta na valorização de roteiros do turismo religioso

Próximo Artigo

Alta do petróleo beneficia o Brasil, dizem especialistas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empreendedora negra
Economia Baiana

A nova gramática da economia preta: coletividade, reparação e regeneração redesenham valor e prosperidade no Brasil

Vista aérea de Feira de Santana
Atualidade

Feira de Santana registra 2,3 mil novas empresas e reforça liderança econômica no interior da Bahia

Funcionárias do porto
Economia

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Próximo Artigo

Alta do petróleo beneficia o Brasil, dizem especialistas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

App Planserv

Governo da Bahia sanciona novas regras de contribuição do Planserv

Loja Vivara Shopping Mueller

Vivara anuncia novo CEO e COO para liderar próximo ciclo de expansão

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Complexo Eólico Novo Horizonte

MPF investiga possíveis danos socioambientais de complexo eólico na Chapada Diamantina

membros da ABAPA

Presidente da Abapa representa a cotonicultura na inauguração da nova sede da ApexBrasil, em Brasília

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

Crro de compras com presentes sobre bandeira do Brasil

Fim de ano na Bahia: veja como varejo está se preparando para alta sazonal de vendas

Margareth Menezes

Salvador celebra 40 anos como Patrimônio Mundial da Unesco com novas diretrizes de preservação

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

Crro de compras com presentes sobre bandeira do Brasil

Fim de ano na Bahia: veja como varejo está se preparando para alta sazonal de vendas

Margareth Menezes

Salvador celebra 40 anos como Patrimônio Mundial da Unesco com novas diretrizes de preservação

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.