Lançada em 2015, a marca baiana Almacen Pepe carrega em seu nome a tradição de uma delicatessen refinada, que tem um mix de cerca de quatro mil produtos, sendo a maioria importada, principalmente da Europa. Conta, ainda, com áreas de panificação, embutidos, queijos, cortes especiais de carnes, mariscos, vinhos e destilados.
A rede foi idealizada por Pepe Faro e seus filhos Sandra Faro e André Faro, que cresceram trabalhando no negócio de panificação da família. “Nossa ideia, ao lançar esta nova marca, sempre foi de levar ao público baiano os mais selecionados alimentos e bebidas, visando proporcionar aos clientes um intercâmbio gastronômico inovador”, revela André.
Seguindo o rastro da gastronomia familiar, as três unidades da marca – na Avenida Paulo VI (Pituba), em Alphaville (Paralela) e na Avenida Santa Luzia (Horto Florestal) – são geridas pelos antigos donos da Perini, nome muito conhecido para os baianos, e que sempre foi de vento em popa desde 1979, mas em 2010, o grupo Cenconsud fez uma proposta irrecusável e comprou a rede de lojas de alimentos por US$27,7 milhões.
A partir disso, passada a quarentena imposta em contrato para que retornassem ao varejo, o grupo voltou à ativa e lançou a delicatessen que carrega o nome de seu idealizador: Pepe Faro. O espanhol, que chegou à Bahia aos 14 anos, tem mais de 50 anos de experiência no ramo. Em 1962 inaugurou, ao lado do irmão Fernando Faro e do sogro Delmiro Carballo, sua primeira padaria na Barra, que se chamava Padaria Elétrica da Barra. Pouco tempo depois, a família abriu uma doceria e sorveteria em frente à panificadora que virou tradição na Barra à época.
“A Perini trouxe para Salvador o conceito de delicatessen, que até então não estava muito difundido no Brasil, principalmente na Bahia. Meu pai inovou com seus produtos artesanais e trouxe para o estado o modelo francês de supermercado de luxo”, conta o diretor geral da rede Almacen Pepe, André Faro.
Talento
Todo esse delicioso talento continua na nova marca. A aposta agora é de montar uma área gourmet no segundo andar da recém ampliada unidade Almacen Pepe do Horto Florestal. “Um conceito que une descontração, praticidade e sofisticação, onde o consumidor encontra desde o pão quentinho para o café da manhã, os melhores produtos internacionais e nacionais, até os combinados de sushi e o chopp Heineken gelado para o happy hour”, diz André.
Hoje, a rede de delicatessen Almacen Pepe e a importadora Carballo Faro, juntas, geram 400 empregos diretos. O plano é de ampliar os postos de trabalho com outros projetos de expansão, só que, de acordo com André. Faro, é preciso vencer a crise econômica e os reflexos da pandemia primeiro. “Apesar de tudo, 2021 foi um ano positivo, mas sobrevivemos a uma pandemia e pós-pandemia com os salários dos brasileiros corroídos. Por isso que as expectativas são instáveis devido à inflação alta, custos elevados e falta de direcionamento governamental”, ressalta o empresário baiano, que faz parte da segunda geração da família.
Enquanto a retomada acontece e a expectativa por novidades paira no ar, a empresa continua firme e forte no setor de panificação, sendo grande parte de fabricação própria. Há, ainda, uma vasta variedade de doces, tortas e sorvetes. Quem não quiser sair de casa para degustar os quitutes, basta acessar o canal de compras do Pepe Online, que os produtos da marca serão entregues em domicílio.
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