O que começou como uma ideia de um jovem baiano visionário se tornou um dos maiores sucessos do segmento de transporte no Brasil. Filipe Martins, CEO e Fouder do aplicativo Giross, tem apenas 28 anos e já lidera um empreendimento que fatura milhões e atende clientes de peso. Em entrevista ao BA DE VALOR, ele revela como criou um serviço que oferece preços mais baixos, qualidade e ampliação constante do time de motoboys e motogirls, que já são mais de 40 mil em 350 cidades brasileiras. Além disso, ele conta quais são seus planos para alcançar a marca de R$25 milhões em faturamento neste ano e partir para a internacionalização do seu negócio.
Confira a história inspiradora de Filipe Martins e seu aplicativo Giross, que está revolucionando o mercado de transporte no Brasil e que quer abraçar o mundo.
BA DE VALOR – Como um empreendedor que transformou uma ideia simples em um aplicativo de sucesso conseguiu furar a bolha do mercado e se estabelecer nesse segmento?
Filipe Martins – O aplicativo Giross engloba diversas vertentes. Temos o delivery para grandes empresas como Pague Menos, Drogasil, Arezzo, Subway, e outras (inclusive menores); incluímos o transporte por motos e também temos a possibilidade de buscar objetos para o público geral.
Na pandemia ampliamos a parte de delivery, que hoje é o maior foco. Cada uma dessas áreas é repleta de inovações, com seguros para empresas e motoboys, score, facilidades no mapa e mais. E assim sempre seguimos, com ampliações que quebram barreiras e trazem melhorias.
Mas outro ponto que faz enorme diferença é o networking, que foi fortalecido desde o início pelo nosso discurso empolgado e por irmos para eventos diversos, sempre apresentando o nosso negócio.
BA DE VALOR – Como e quando surgiu a ideia de criar o Giross?
Filipe Martins – Criei em Brumado, no interior da Bahia, em 2016, sem saber o que era Uber ou 99 Táxi. Idealizei, inicialmente, um aplicativo de transportes e coloquei no mercado dois anos depois. Não tinha aporte financeiro e tudo foi feito sem investimentos de terceiros. Busquei valorizar profissionais baianos. De início, foi difícil encontrar programadores e convencê-los a embarcar no sonho, mas consegui achar um profissional em Vitória da Conquista, cidade próxima à Brumado.
Com isso, deixei de mirar nas capitais e fui contratando o time em cidades do interior nordestino. Muitos vieram como parceiros. Tudo depende do quanto você acredita no seu negócio e faz contatos. Quando valorizamos o que já está ao nosso redor, podemos encontrar grandes tesouros e um melhor caminho.
BA DE VALOR – Como você conseguiu atrair e fidelizar os usuários do Giross?
Filipe Martins – Os jornais começaram a falar sobre o aplicativo por conta das barreiras que estávamos quebrando: taxas mais justas para as empresas, certificado da Anvisa garantido e mais. Tudo isso chamou a atenção da mídia. Também utilizamos estratégias como a de ampliar preços aos poucos, em datas estratégicas, quando éramos apenas um app de transportes de pessoas.
BA DE VALOR – Quanto a Giross movimenta anualmente?
Filipe Martins – No ano de 2023 fechamos em R$15 milhões. O nosso foco é R$25 milhões em 2024. Como somos uma empresa bootsrap e estamos com planejamento em captar esse ano.
BA DE VALOR – Qual é o diferencial do seu app em relação aos concorrentes?
Filipe Martins – Por termos diversas vertentes em um único aplicativo, é sempre relativo falar sobre concorrência. Mas os nossos diferenciais vão desde score dos motoboys, para que tudo se mantenha mais criterioso; envio de link com o mapa para os clientes das marcas; certificados como os da Anvisa e Apex; seguros para os motoboys e para as empresas; taxas reduzidas e mais justas para as marcas e mais. Estamos sempre ampliando esses diferenciais.
BA DE VALOR – Como você administra a sua equipe e os seus parceiros de entrega, transporte e alimentação?
Filipe Martins – Eu tenho um time de gestores que são responsáveis por cada área e eles administram as equipes. Com isto, temos reunião semanal. Reuno-me com os gestores para checar os desafios, processos e demandas e alinhamos tudo com a meta anual.
BA DE VALOR – Quais as dica para quem quer empreender neste segmento?
Filipe Martins – Acredito que passa por quatro etapas:
1º – Sozinho ninguém constrói nada grandioso. Time é tudo na empresa. O mundo é feito de relacionamentos entre pessoas e uma empresa de sucesso precisa ter isso com a maior confiança possível, preferencialmente no começo do empreendimento. Escolher a melhor equipe com pessoas proativas que pensam fora da caixa, treiná-las para terem um foco específico, especializando-as para que todos trabalhem em equipe otimizando resultados e motivando-as a serem as melhores recompensando-as a cada etapa alcançada.
2º – Seja visionário e não tenha medo disso. Esteja sempre pensando como matar sua empresa. Um grande papel é está sempre validando seu modelo de negócio com novas ideias, com novos diferenciais, com novos métodos. Se você não fazer isso primeiro, seu concorrente fará e você cairá.
3º- Entenda sobre vendas. Se você não vender o seu negócio não valerá de nada. Vendas te garante mais clientes, pois, você vai ter clientes usando seu serviço. Mais margem, mais receita, mais crescimento e mais parcerias com clientes grandes virão após fazer isso de forma.
4º – O fracasso é uma parte essencial da experimentação. Por isso, não se desanime se as coisas não saírem como você espera. Se você já sabe que algo vai funcionar, então não se trata de um experimento. Experimentar é uma das melhores maneiras de conseguir o êxito. Foi neste sentido que acredito que o Giross não é nada além de um grande experimento constantemente. No final, você não é mais que o conjunto de suas decisões. Construa para si mesmo uma grande história.
BA DE VALOR – Vencidas essas etapas, quais são os planos de expansão para o Giross? E como percebe esse segmento no Brasil?
Filipe Martins – Estamos chegando em Portugal neste ano e também temos o objetivo de seguir ampliando no Brasil. Hoje já estamos em mais de 350 cidades.
Com o avanço do 5G no Brasil, o investimento em superapps e o surgimento de novas tecnologias cresce. A tendência é a migração para o mobile, mas não se deve esquecer dos desktops, que não serão abandonados. Serviços que antes não eram on-line devem ganhar mais enfoque no digital. É uma vertente promissora.
O crescimento dos pagamentos digitais e as experiências cada vez mais personalizadas também ajudarão quem está na área. É um segmento em constante crescente para quem seguir inovando. Nós sempre buscamos inovar, principalmente no quesito de segurança, então passamos a incluir o seguro para as marcas e para os colaboradores, além de score para os motoboys e motogirls, como sinalizamos.
No Brasil, a cibersegurança deve ser tema de destaque e o investimento nisso fará a diferença. No mundo, o acompanhamento segue semelhante, sendo a segurança e uma jornada de cliente personalizada os pontos principais.
Leia também: Hotel Deville Prime Salvador investe R$9 milhões na revitalização da área de lazer