BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia

Consumidor deseja viajar e comprar em lojas físicas nos próximos meses, revela pesquisa

REDAÇÃO por REDAÇÃO
10/04/2022
em Economia, Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0
Consumidor deseja viajar e comprar em lojas físicas nos próximos meses, revela pesquisa

Viagens, shopping e restaurante voltam a se tornar objetos desejos de consumo no curto prazo para os brasileiros

Share on FacebookShare on Twitter

O avanço da vacinação contra a covid-19 no mundo foi um estímulo à retomada de antigos hábitos de consumo como o retorno às lojas físicas e à intenção de participar de eventos e de viagens. Esta foi uma das conclusões da terceira edição do Global Consumer Insights Survey, realizada pela PwC entre outubro e dezembro de 2021. O estudo ouviu 9.370 consumidores de diferentes países, incluindo o Brasil, sobre a mudança de hábitos de consumo. A maioria dos participantes foi de millenials e da geração X, ou seja, entre 25 e 53 anos.

O estudo indica que 44% dos brasileiros demonstraram intenção de viajar nos próximos meses, número maior que a média mundial, em que 31% indicam a intenção de viajar. Deste percentual, 55% preferem escolher voos domésticos, enquanto que 50% ainda não se sentem confortáveis em fazer viagens internacionais, o que mostra ainda uma preocupação com a questão sanitária.

A intenção dos brasileiros em ir a eventos esportivos ou a shows alcançou 47% dos entrevistados (22% no mundo), revelando a ansiedade entre os brasileiros para a volta da diversão fora de casa.

Quanto ao consumo de produtos, no Brasil, 62% dos consumidores afirmaram se orientar pelo preço na hora de comprar, enquanto 56% se consideram eco-friendly (52% no mundo) e 48% dizem estar otimistas com a economia.

A intenção de consumo dos brasileiros para os próximos seis meses demonstra que os participantes – em sua maioria – estão dispostos a gastar mais. Supermercado, viagens, eletrônicos, roupas e comer em bares e restaurantes foram alguns dos itens em que há intenção de aumento do consumo, enquanto as despesas com comida por delivery, assistir entretenimento em casa (música, filmes e games) e fazer cursos online devem seguir com a mesma média dos meses anteriores.

Consumo digital e sustentável

O estudo também revela que o brasileiro – majoritariamente – paga todo este consumo, principalmente, com o cartão de crédito, transferências online e carteiras digitais. Nas compras em lojas físicas, 79% dos brasileiros afirmam que podem utilizar o pagamento com cartão com tecnologia sem contato, mostrando uso cada vez maior desta modalidade. Para o consumo online, o cartão será o modo de pagamento mais utilizado. 89% afirmaram que poderão usá-lo.

Nos próximos seis meses, os consumidores brasileiros também dizem estarem propensos a ir a shoppings centers (79%), frequentar a academia (60%) e restaurantes (81%). Outro ponto interessante do levantamento da PwC é que 77% dizem que estão prontos para voltar ao trabalho presencial.

Esta nova edição da GCIS mostra que 42% dos consumidores no mundo se consideram sustentáveis e avaliam a origem e o tipo de produto que estão consumindo. Relevante também é o percentual (75 %) de consumidores ouvidos que se identificam como “digitais”, ou seja, estão presentes de forma significativa nos canais digitais durante a sua jornada de consumo.

No Brasil, esse número é de 45% para as compras online. Nos últimos 12 meses, 36% dos brasileiros confirmaram que usaram o computador para comprar produtos semanalmente e 42% via smartphone. Já em relação às lojas físicas, 35 % disseram que utilizam esse canal durante a sua jornada de consumo.

Tags: PwC
Artigo Anterior

Codecon prossegue com Operação Semana Santa

Próximo Artigo

Doações do IR para projetos sociais esbarram no desconhecimento

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Economia

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

indicador
Economia

Crédito deve ter crescido 0,5% em maio ante abril, aponta pesquisa da Febraban

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares
Economia

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Próximo Artigo
Imagem de aplicativo da receita federal

Doações do IR para projetos sociais esbarram no desconhecimento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Devialet traz Gold Phantom para o Brasil. O preço: R$ 26.990

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Moto g24 power

Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

indicador

Crédito deve ter crescido 0,5% em maio ante abril, aponta pesquisa da Febraban

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Homem com cédulas de real nas mãos

Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025

Gráfico ilustrano crescimento

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

indicador

Crédito deve ter crescido 0,5% em maio ante abril, aponta pesquisa da Febraban

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Homem com cédulas de real nas mãos

Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025

Gráfico ilustrano crescimento

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.