O volume do setor de serviços na Bahia caiu 0,7% em fevereiro de 2022, frente a janeiro, na série com ajuste sazonal. Foi o primeiro resultado negativo, depois de três altas seguidas no confronto com o mês imediatamente anterior (1,1% em novembro/21, 1,6% em dezembro/21 e 0,5% em janeiro/22). A queda dos serviços na Bahia entre janeiro e fevereiro (-0,7%) foi mais intensa do que a verificada nacionalmente (-0,2%) e acompanhou o movimento de recuo do setor registrado em 13 dos 27 estados. Na comparação com fevereiro de 2021, porém, o volume dos serviços prestados na Bahia seguiu em alta (13,7%), mostrando o 11º resultado positivo consecutivo (cresce desde abril/21 nesse confronto).
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. O aumento foi mais expressivo do que o registrado nacionalmente (7,4%) e o 7º mais elevado entre os 27 estados, 24 dos quais apresentaram avanço dos serviços frente a fevereiro/21. Apenas Rondônia (-3,9%) e Distrito Federal (-0,1%) viram os serviços recuarem nessa comparação, enquanto Santa Catarina mostrou estabilidade (0,0%).
Assim, nos dois primeiros meses de 2022, o setor de serviços na Bahia acumula crescimento de 14,2%, frente ao mesmo período do ano passado, num desempenho melhor do que o nacional (8,4%) e o 5º maior aumento entre os estados. Só o Distrito Federal tem queda no acumulado neste ano (-0,9%), enquanto os melhores resultados estão em Mato Grosso (22,3%), Alagoas (22,1%) e Roraima (17,6%).
Nos 12 meses encerrados em fevereiro, os serviços baianos também sustentaram avanço (15,0%), uma variação acima da verificada no Brasil como um todo (13,0%), num cenário em que todas as 27 unidades da Federação continuam com resultados positivos, lideradas por Alagoas (25,7%), Roraima (23,2%) e Acre (18,6%). A Bahia tem a 7ª taxa de crescimento.
Atividades
O aumento no volume do setor de serviços baiano em fevereiro frente ao mesmo mês de 2021 (13,7%) foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.
A maior taxa de crescimento no mês veio dos serviços prestados às famílias (45,6%), que registraram a 11ª alta consecutiva (avançam desde abril/21) e têm o melhor resultado entre as atividades, tanto no ano de 2022 (35,9%) quanto no acumulado em 12 meses (73,7%).
Mas a principal influência no sentido de puxar para cima os serviços baianos veio, mais uma vez, dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que têm o maior peso da estrutura do setor e apresentaram o segundo maior crescimento no mês (20,2%).
A atividade mostrou seu segundo resultado positivo depois de três quedas seguidas e sustenta importantes altas nos dois primeiros meses de 2022 (19,7%) e nos 12 meses encerrados em fevereiro (16,4%).
Por outro lado, os serviços de informação e comunicação (-4,4%) recuaram pelo terceiro mês consecutivo e seguraram o crescimento do setor em fevereiro.