Lideranças da Federação das Indústrias do Estado da Bahia ( Fieb ), autoridades, representantes de organizações parceiras e empresários participaram, nesta sexta-feira (13), em Juazeiro, da inauguração oficial da Unidade Integrada Carlos Gilberto Farias, que reúne serviços do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Localizada em Juazeiro, na Bahia, na Rodovia BA-210, Km 0 s/n, Distrito Industrial, a unidade integrada tem como ponto de referência a rotatória do Mercado do Produtor. A nova sede possibilitou que as populações do município e de cidades vizinhas contem com um equipamento moderno, com infraestrutura completa.
Com um investimento de R$22 milhões, a unidade tem 11 mil metros de área construída. O complexo conta com um prédio dedicado à educação, em que o Sesi tem nove salas de aula e cinco laboratórios e o Senai possui seis salas de aula e dois laboratórios. A estrutura tem também uma quadra coberta, auditório para 100 pessoas, cantina e um espaço maker. Um galpão de aulas práticas, que agrega oito salas, completa o equipamento de aprendizagem.
Na edificação destinada à área de saúde e o administrativo são nove consultórios, sala de coleta de exames, sala de exames radiológicos, além da recepção. Já o centro esportivo possui piscina semiolímpica, duas quadras de tênis, e dois campos de futebol Society.
Evento
O evento contou também com as presenças das famílias do empresário e ex-presidente da Fieb , Carlos Gilberto Farias, falecido em 2014, e do músico João Gilberto, que dá nome à Escola do Sesi na unidade. “Não temos dúvida que o Vale do São Francisco é um polo de crescimento no interior do estado e nós estávamos devendo a entrega deste equipamento para Juazeiro, a terra onde nosso amigo Carlos Gilberto empreendeu, formou família e dedicou tida uma vida de trabalho”, disse o presidente da Fieb, Ricardo Alban, bastante emocionado.
Em nome da família, a filha de Carlos Gilberto, Cristiane Faria, agradeceu a homenagem, lembrando que o pai sempre acreditou na educação como vetor de desenvolvimento para a sociedade. “Ele sempre sonhou com a interiorização dos serviços do Sistema Fieb e acreditava que a aprendizagem era a grande oportunidade para promover a mudança de vida das pessoas”, afirmou.
A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, destacou a importância do complexo para o desenvolvimento da região. “Tanto para Juazeiro como Petrolina, que são cidades-irmãs com enorme potencial”, pontuou. Também presente ao evento, o prefeito da vizinha Petrolina, Simão Duran, também falou da necessidade de parceria com o município baiano e que a Unidade beneficia todo o Vale.
Senai
O diretor do Senai Bahia, Rodrigo Vasconcelos, explicou a atuação do Senai na região: “Hoje nós temos 22 unidades na Bahia e esta unidade atende especificamente a região norte da Bahia, juntamente com outras duas bases de apoio, uma em Jacobina e outra em Senhor do Bonfim, sendo que nosso foco aqui é voltado para educação profissional”.
Já o superintendente do Sesi-BA, Armando Neto, destacou o empenho das equipes para que os serviços fossem levados ao interior do estado e anunciou: “Nossa meta é chegar a mil alunos aqui na Escola de Juazeiro”.
O superintendente do IEL, Evandro Mazo, pontuou que a atuação do Instituto tem como foco a inserção de jovens no mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreiras, ao mesmo tempo em que é função do IEL ajudar empresas a se tornarem mais competitivas. “Esta é a nossa contribuição para a sociedade prospere”, disse.
A inauguração contou também com as presenças do secretário estadual da Agricultura, Leonardo Bandeira, representando o governador Rui Costa, dos presidentes da Faeb, Humberto Miranda, da Fecomércio, Carlos Andrade, do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khouri, além de diretores do Sistema Fieb, presidentes de sindicatos industriais e representantes dos poderes municipais de Juazeiro, Remanso, Jaraguá e Senhor do Bonfim.