O governo do estado e a CCR Metrô Bahia pretendem iniciar os testes operacionais do tramo III da linha 1 do metrô Salvador-Lauro de Freitas no próximo mês de setembro. O novo trajeto, entre Pirajá e Cajazeiras, tem 5 quilômetros de extensão, representa um investimento da ordem de R$ 630 milhões e permitirá o acréscimo de 40 mil passageiros/dia ao sistema.
“As obras seguem em ritmo intenso. Começaremos os testes no final de setembro e a previsão é concluir todas as obras no final do ano”, disse o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, nesta quarta-feira (8), durante o lançamento do estudo “Impactos Econômicos e Sociais do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas”.
Presente ao evento, realizado na Casa do Comércio, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jairo Magalhães, disse que o metrô “é um patrimônio da Bahia, importante não apenas para Salvador mas também para o Brasil, e que tem contribuído para o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do estado”.
Os testes fazem parte do protocolo para abertura de novos trechos. No tramo III, por exemplo, serão avaliados a movimentação do trem nos trilhos e o desempenho da rede de energia, dentre outros aspectos técnicos. O tramo III está sendo implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador-Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.
A expansão da linha 1 contará com duas novas estações, sendo uma Estação Campinas, localizada nas imediações de Campinas de Pirajá e da Brasilgás, e a outra Estação Águas Claras/Cajazeiras, onde também será construído um terminal de integração para ônibus urbanos e metropolitanos nas proximidades do novo Terminal Rodoviário de Salvador, que será o novo portal de entrada da cidade, na confluência da nova Avenida 29 de Março com a estrada da Base Naval, melhorando assim a mobilidade na capital e na Região Metropolitana de Salvador.
Eduardo Copello lembrou ainda que a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e a CTB têm estudos “bastante avançados” para a expansão do sul do metrô – uma expansão do sistema partindo da Estação da Lapa em direção ao Campo Grande, Graça e Barra.
Balanço
O Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas tem transportado, em média, nos dias úteis, cerca de 330 mil passageiros. “Antes da pandemia a média alcançou 390 mil passageiros/dias. O recorde ocorreu em novembro de 2019, durante a Black Friday, quando foram transportados 420 mil passageiros”, informou o presidente da CTB.
Em operação há oito anos, o sistema conta hoje com 33 km de extensão, duas linhas, 20 estações e oito terminais integrados, sendo sete deles administrados pela CCR Metrô Bahia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas 1.544.030 viagens, 20.831.282 km rodados e mais de 400 milhões de passageiros transportados.
Leia também: https://badevalor.com.br/metro-eleva-pib-fomenta-novos-negocios-e-promove-qualidade-de-vida-mostra-estudo/