Nos últimos dois anos, o setor de comércio foi um dos mais penalizados pela pandemia. Os shoppings centers, por exemplo, foram fortemente impactados e muitas lojas não resistiram à avalanche da Covid-19 e acabarm encerrando suas atividades. A boa notícia é que, com a retomada da atividade econômica, a ocupação das lojas no mall voltou a todo vapor e com isso são esperadas dezenas de novas inaugurações atéo final deste ano.
De acordo com a Empresa Nacional de Administração de Shopping Centers (Enashopp), o processo de abertura e fechamento é algo muito dinâmico. “Por isso não é possível quantificar em números absolutos. De uma maneira geral, nos Shoppings Barra, Paseo, Itaigara e Piedade tem uma vacância que gira em torno de 2% a 10% do total. É natural e saudável os shoppings possuírem vacância nessa faixa para trazer novas operações”, informa a entidade.
Administrado pela Enasshopp, o Shopping Barra recebeu a Rede Alpha Fitness, que inaugurou recentemente a Alpha Arena para as modalidades de beach tennis, Futvôlei e vôlei de praia, em uma área de 1.500 m². O espaço conta com cinco quadras e está localizada no terraço do Shopping Barra.
No segmento gastronômico, com previsão para o mês de agosto, o Camarada Camarão irá inaugurar um restaurante, em um dos seus espaços mais amplos e com localização privilegiada do shopping. O cardápio é desenvolvido pelo chef francês François Schmitt, e tem como diferencial a união da culinária internacional com a brasileira, com especialidade em camarão. O Espaço Gourmet ainda receberá, em breve, a Artesanali Padaria Low Carb, para aqueles que preferem produtos com baixo teor de carboidrato.
Já no segmento de moda, que é um dos destaques do shopping, a novidade é a chegada da grife Colcci, no segundo semestre. Também vai desembarcar no Barra a Jorge Bischoff, famosa grife de calçados. Ainda nesse setor, vão ser inauguradas as lojas Luz da Lua e Democrata, esta última especializada em sapatos masculinos. Em breve, o Piticas Experience, flagship da marca, paraíso dos geeks, atraca no Barra proporcionando entretenimento com as vitrines interativas, ativações licenciadas e paredes instagramáveis, além de contar também com a venda de produtos exclusivos.
“O Shopping Barra vem mantendo excelentes números de ocupação, mesmo durante o período mais difícil, com as restrições impostas pela pandemia. E agora que estamos retomando as atividades de forma plena, as perspectivas são as melhores possíveis. Estamos trazendo operações de peso, que agregam bastante no nosso mix de serviços”, afirma o superintendente do Shopping Barra, André Podhorodeski.
Nos últimos meses, o Shopping Barra também recebeu mais de 20 novas operações. No segmento infantil, no mês de maio, chegou a marca Criamigos, de bichos de pelúcia personalizados. Recentemente, foi inaugurado também o parquinho Planeta Imaginário, onde os clientes podem deixar os pequenos se divertindo enquanto aproveitam as compras. No segmento de moda, chegou a primeira loja em Salvador da grife A Fábula, versão infantil da Farm.
Foram inauguradas também, nos últimos meses, a loja Batô Batô e Luana Rodrigues; a Trifil; a Usaflex. Na área gastronômica, o Barra inaugurou o Bento Café, o Latitude 13, especializado em cafés gourmet e cafés orgânicos e biodinâmicos certificados, produzidos na Chapada Diamantina; o Divino Fogão, a Cia dos Churros, Tokai Express, Kekala picolés personalizados, e o Tivoli Café, no piso do cinema. A Login, especializada em produtos de informática também abriu unidade no Barra.
Shopping Itaigara
Também administrado pela Enashopp, o espaço tem recebido novas operações todos os meses, desde o início de 2022. Em janeiro, o empreendimento recebeu as Óticas Carol, maior rede de óticas do país. Em fevereiro, foi inaugurada a loja Supreme Colchões e, em março, a loja de moda feminina Saik. Já no mês de abril, a Comparatto ampliou a sua unidade, ocupando mais uma loja ao lado da já existente, dobrando a sua capacidade de atendimento. Em maio, quem desembarcou no Itaigara foi a loja Planeta Bolsas, pioneira em Salvador na comercialização de bolsas nacionais e internacionais, dentre outras operações. O Itaigara também recebeu recentemente uma unidade da Kopenhagen de chocolates e cafés especiais.
“A meta agora é manter a crescente abertura de lojas. Hoje temos uma menor vacância, comparada com o momento antes da pandemia, e é resultado do forte trabalho de comercialização realizado pela Enashopp, além do processo de modernização do empreendimento, que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, destaca a superintendente do Shopping Itaigara, Thaís Leal.
Paseo
O shopping, que faz parte da Enashopp e também fica no bairro do Itaigara recebeu novas lojas desde o início do ano. No primeiro semestre de 2022, chegou ao Paseo a hamburgueria temática American Rib Burger, com o “fun food” e decoração pop norte americana, além de drinks e pratos diferenciados, que fazem alusão à cultura pop e o jeito de ser americano. No segmento de moda, chegou ao Paseo a loja infantil de roupas exclusivas Flor de Mim e o ateliê de roupas casuais e para festa Jardel Abade – com modelos também exclusivos. E seguindo a tendência de oferta de serviços de saúde em shoppings, inaugurou a Telex Centro Auditivo.
“Estamos otimistas. Recebemos marcas diferenciadas já neste início de ano e, mais pra frente, teremos novidades.”, disse o gerente Geral do Shopping Paseo, Joaquim Correia de Melo Neto. Ainda nos próximos meses, o Shopping Paseo irá inaugurar a imobiliária Bethânia Imóveis; a loja The Closet, de moda feminina; a Rockhair Barbearia; a loja Festão, de itens descartáveis e decoração de festas, a Crosby, de moda masculina; a cafeteria Don Juan, e mais uma cafeteria que ainda não teve o nome divulgado.
Salvador Norte Shopping
O empreendimento ganhou cerca de 20 novas operações no primeiro semestre do ano. Entre elas, uma nova Boticário e BBurguer (já inauguradas), Pernambucanas e mais uma operação da Clínicas Clivale (a inaugurar). Em 2021, o espaço abriu 36 operações: Freitas Verejo, Chilli Beans, Via Laser, Detroit e Zinzane foram algumas das marcas. No total, cerca de 270 empregos foram gerados.
“Desde que a pandemia começou, em média, cerca de 10% das lojas fecharam. Nossa expetativa é de uma segundo semestre ainda melhor em fluxo e em vendas. Para isso, estamos preparando diversas ações, a começar pelo mês de junho, com Dia dos Namorados e uma programação musical para comemorar o São João, com nomes como Seu Maxixe, Forró do Tico, Dan Valente, Del Feliz e Zelito Miranda. Também teremos grandes atrações e promoções para as demais datas importantes do varejo, a exemplo do Dia dos Pais, Dias das Crianças, Black Friday e Natal”, revela o superintendente Renato Martins.
Salvador Shopping
Em 2021, o shopping abriu 34 lojas, entre exclusivas e internacionais como Lindt, Xiaomi, Amaro, Carter’s, Trousseau Exclusivité, além de Smart Fit, Mundo Pet, Pernambucanas, Tok&Stok Studio, Livraria Leitura, Healthy, Artex, Miniso e Meu Doutor Novamed. Com isso, aproximadamente 500 empregos foram gerados. Este ano já foram inauguradas outras seis: Nespresso, Bacio di Latte, Decathlon, Esmaltale, RayBan e Rasteiríssima. Até o fim de 2022, estão previstas outras 12 operações.
“Entendemos que esse movimento é rotineiro para o setor, mas nesta questão de mix de lojas, desde que retomamos o pleno funcionamento, abrimos mais lojas do que fechamos. Atualmente, a nossa vacância está muito abaixo do dado divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) levando em conta a vacância média no Brasil.
Estamos muito otimistas, inclusive com os dados que registramos no primeiro quadrimestre de 2022, uma vez que conseguimos ter um crescimento expressivo de vendas em torno de dois dígitos. Como as datas mais importantes do varejo se concentram no segundo semestre, creio que tenhamos também um aumento do fluxo e que ele se converta em venda. Além disso, estamos preparando eventos ainda mais especiais para os nossos clientes”, conta o superintendente, José Luiz Miranda.
Shopping da Bahia
Entre 2021 e maio de 2022, o SDB inaugurou mais de 50 novas operações comerciais. Entre elas as Pernambucanas, Leitura, Nova Brooksfield (a maior do Brasil), Novo cinema Delux e IMAX, Bacio di Latti e Arena Real. Além disso, há mais 14 novos negócios para inaugurar até o final deste semestre, como Arena Beach Tennis D7, Agromix e Studio Games.