A Ford comemora seu 119º aniversário no mundo e preparou um presente para o público: pela primeira vez, disponibiliza para consulta o seu arquivo de imagens cobrindo um século de história. O novo banco de dados online, chamado “Ford Heritage Vault” – https://fordheritagevault.com –, permite que pesquisadores, jornalistas e fãs de carros de todo o mundo conheçam a rica herança da empresa.
O Ford Heritage Vault contém mais de 5.000 fotografias selecionadas e brochuras de veículos da Ford e da Lincoln, desde a fundação da empresa em 1903 até o seu centenário em 2003. É o banco de dados online mais abrangente da indústria automobilística americana e continuará sendo ampliado com material que pode ser baixado gratuitamente para uso pessoal e editorial, em inglês.
“Nossos arquivos foram criados há 70 anos e, pela primeira vez, estamos abrindo o seu conteúdo para o público. E este é apenas o primeiro passo de outras novidades que virão no futuro”, disse Ted Ryan, gerente dos arquivos e herança da marca da Ford.
Os materiais da coleção foram cuidadosamente selecionados ao longo dos últimos dois anos pela equipe dos arquivos da Ford. Há muitas imagens de alta resolução sobre o design e funcionalidade de modelos da Ford e da Lincoln, incluindo brochuras que servem como “cápsulas do tempo” das décadas de 1970 e 1980. Criada para apresentar pacotes de estilo de alguns veículos para consumidores mais jovens, a série mostra passeios na praia, corridas e paraquedismo, abusando de tons vivos de laranja, marrom e amarelo.
Viagem no tempo
Para testar o “Ford Heritage Vault” antes do lançamento, a Ford envolveu estudantes de biblioteconomia e ciência da informação da Universidade de Wayne, além de funcionários e aposentados da empresa. Entre os participantes, tanto navegadores ocasionais quanto entusiastas do setor afirmaram que passaram a ter uma visão mais abrangente da marca e da sua herança depois de conhecer o site. Um funcionário da Ford comentou ter se emocionado com fotos antigas.
O Ford Bronco e a Ford Série F foram alguns dos itens mais pesquisados. Há também curiosidades como o Seattle-ite XXI, conceito do início dos anos 1960 com quatro rodas dianteiras direcionais e motores intercambiáveis, a célula de combustível ou nuclear, além de outros equipamentos de visão futurista da época.