BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Grandes centros de consumo emergem no Brasil apesar da crise

REDAÇÃO por REDAÇÃO
13/11/2016
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Nos cálculos, a FecomercioSP desconsiderou os feriados estaduais e municipais que também prejudicam, em média, a atividade comercial (Foto: AG. Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

O impacto da crise econômica no consumo está longe de se comportar de maneira uniforme no Brasil. Apesar do cenário de retração no País, existem áreas geográficas e setores que resistem à recessão – os municípios brasileiros que pertencem à Zona Agroexportadora, por exemplo, apresentam um crescimento, em termos reais, de 1,3% no desempenho do varejo ampliado em 2015 – contra queda de 1,3% na média nacional. É o que mostra o relatório “Ilhas de Oportunidade: Como Navegar no Mercado Consumidor Brasileiro Durante a Crise?”, produzido pelo The Boston Consulting Group (BCG) e pela Cielo, empresa de tecnologia e serviços para o varejo e líder em pagamentos eletrônicos na América Latina.

O levantamento aponta que alguns grupos de cidades crescem aproximadamente 4% ao ano (em termos reais), apesar da recessão. Quando a análise se fragmenta por setor, o País revela outras oportunidades: as vendas em segmentos como farmácias e supermercados, em algumas localidades, têm apresentado taxas de crescimento de até 10%.

infográfico“Uma comparação das taxas de crescimento por grupos e por setores de varejo mostra um cenário de gastos altamente heterogêneo no país. O varejo e empresas de bens de consumo podem usar dados reais de consumo para aproveitarem ao máximo as ilhas de oportunidade que existem na crise atual”, diz Daniel Azevedo, sócio do BCG e coautor do relatório. “A grande mensagem é que as empresas podem encontrar oportunidades de crescimento que antes pareciam estar escondidas, mesmo num cenário de varejo altamente impactado pela crise”, afirma Gabriel Mariotto, gerente de Inteligência da Cielo, também coautor do relatório.

O estudo reúne seis grupos de cidades brasileiras que possuem características econômicas, demográficas e geográficas semelhantes e que têm manifestado seus próprios padrões de consumo, tanto antes como em resposta à crise. Em ordem decrescente de representatividade das vendas do varejo nacional, os grupos são conurbações urbanas, áreas metropolitanas, interior do sul-sudeste, zona agroexportadora, interior do Nordeste e cinturão amazônico.

A análise aponta que a zona agroexportadora e o interior do Nordeste têm as maiores taxas de crescimento no período de 2013 a 2015 (4,2% e 3,3%, respectivamente); enquanto as conurbações urbanas e o cinturão amazônico, as mais baixas. A maioria dos setores na zona agroexportadora continuou a crescer, as conurbações urbanas demonstraram alguns setores com crescimento positivo e o cinturão amazônico mostrou evidências de um declínio amplo e profundo.

Comportamento dos setores e regiões

Os consumidores têm concentrado seus gastos em bens essenciais, que se refletem nas vendas em farmácias e supermercados, em comparação com varejistas de produtos eletrônicos, de móveis e lojas de departamento. No geral, o varejo alimentício especializado – que compreende lojas de bebidas, lojas de chocolates, padarias, conveniência, entre outros – se manteve estável, enquanto os varejistas de vestuário têm sido mais afetados. As receitas com turismo recuaram nas grandes áreas urbanas, mas aumentaram em cidades menores que se encontram em regiões onde estão destinos populares de férias.

infográficoComo exemplo das variações, as vendas no setor de supermercados caíram 0,6% nas conurbações urbanas, mas apresentaram crescimento (em termos reais) de 5,2%, na zona agroexportadora, e 2,4% no interior do sul-sudeste e no cinturão amazônico.

Um bolsão de alto desempenho nacional é o de vendas de comércio eletrônico (e-commerce), que se comporta como gatilho de crescimento para a maioria dos setores. “O Índice Cielo do Varejo Ampliado mostra que o e-commerce cresceu 2,5 vezes mais que a média do varejo nos últimos cinco anos. Em setores já mais consolidados, como o de artigos esportivos, as vendas on-line correspondem a 20% do total”, afirma Gabriel Mariotto, gerente de Inteligência da Cielo. “Mesmo que o consumo tropece, a influência das tecnologias digitais no comportamento de compras do consumidor está aumentando, impulsionada por uma maior conectividade, avanços na tecnologia e novos serviços”, complementa Daniel Azevedo, do BCG.

Tags: Cielopadariassupermercados
Artigo Anterior

Fluxo de pessoas em shoppings segue em queda, diz pesquisa

Próximo Artigo

Confira o valor do seguro dos 10 carros mais vendidos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senadores Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e David Alcolumbre
Atualidade

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil segue para sanção

Sede do Banco Central do Brasil
Economia

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Homem contando cédulas de real
Economia

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Próximo Artigo

Confira o valor do seguro dos 10 carros mais vendidos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Julyver Modesto

Nova CNH do Brasil será lançada na próxima terça (9) em evento no Palácio do Planalto

Carão Planserv

Alba aprova reestruturação do Planserv com nova forma de contribuição e expansão da rede no interior

Lavoura de algodão

Bahia fecha safra do algodão com estabilidade produtiva e avanço do irrigado

App do Village Itaparica

Village Itaparica lança o APP mais completo do mercado de multipropriedade

Xpert `Pack

Feira de Santana ganha nova fábrica de embalagens e deve gerar mais de 2 mil empregos diretos

Janete Vaz

Janete Vaz recebe Prêmio Benchmarking em Salvador e destaca jornada empreendedora

Evento de lançamento Jerônimo Rodrigues

Estado lança cinco editais de apoio aos pequenos produtores da Bahia durante Encontro Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar

Abapa Conecta

Abapa concluiu reuniões do seu Abapa Conecta em 2025, intensificando a batalha contra o “bicudo”

Eduardo Bastos

Sinduscon-Ba dará posse à nova Presidência e Diretoria na terça 16

Hospital Rede D'Or

Rede D’Or recebe reconhecimento nacional da Aberje por avanços em sustentabilidade organizacional

Carão Planserv

Alba aprova reestruturação do Planserv com nova forma de contribuição e expansão da rede no interior

Alexandre Ladim

Sinduscon-BA e Sinduscon-SP avançam em cooperação pela construção sustentável

Evento de lançamento Jerônimo Rodrigues

Estado lança cinco editais de apoio aos pequenos produtores da Bahia durante Encontro Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar

Abapa Conecta

Abapa concluiu reuniões do seu Abapa Conecta em 2025, intensificando a batalha contra o “bicudo”

Eduardo Bastos

Sinduscon-Ba dará posse à nova Presidência e Diretoria na terça 16

Hospital Rede D'Or

Rede D’Or recebe reconhecimento nacional da Aberje por avanços em sustentabilidade organizacional

Carão Planserv

Alba aprova reestruturação do Planserv com nova forma de contribuição e expansão da rede no interior

Alexandre Ladim

Sinduscon-BA e Sinduscon-SP avançam em cooperação pela construção sustentável

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.