BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

Festival gastronômico e cultural movimenta economia de Cairu

REDAÇÃO por REDAÇÃO
05/10/2022
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0
Festival gastronômico e cultural movimenta economia de Cairu

A 2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Morro de São Paulo acontece entre os dias 15 a 30 deste mês, e deverá injetar mais de R$30 milhões na economia local (Foto: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

Considerado um paraíso por suas praias, o município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, é o terceiro destino turístico mais procurado na Bahia e uma das cinco cidades classificadas na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, do Ministério do Turismo (MTur). Aproveitando esses atrativos, a  Associação Comercial e Empresarial  (Acec) do município realiza mais uma edição do festival gastronômico e cultural para atrair turistas e moradores e aquecer a movimentação no arquipélago da Ilha de Tinharé, que está às vésperas da alta temporada.

A 2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Morro de São Paulo acontece entre os dias 15 a 30 deste mês, e deverá injetar mais de R$30 milhões na economia local com uma programação ampliada em 2022, incluindo além do roteiro gastronômico com 28 restaurantes, shows, palestras, aulas de culinária e uma Mostra de Cinema e Arte.

Com o evento, “a expectativa da Acec é que as vendas devem ter um aumento em torno de 20% nos 15 dias de festival, sobretudo nas áreas de alimentação e hospedagem”, pontua Juan Troitino, presidente da entidade. Em Morro de São Paulo a média de visitantes é de 200 mil pessoas, segundo dados da Secretaria de Turismo da Bahia. Número que deverá crescer neste próximo período.

Empresários locais estão confiantes

Entre os empresários locais a expectativa também é boa. Mariana Becker, proprietária do Le Terrace Pousada e Restaurante, um evento de grande porte, como o festival, deve refletir nos negócios. “Esperamos um aumento de 30% em nossas vendas. Mas os ganhos (do festival) também são em longo prazo ao tornar-se uma marca local, que faça parte do calendário de eventos do nosso destino turístico”, reforça.

O empresário Carlos Sautchuck, da Pousada Patuá, ressalta que o festival de Morro de SP agrega e atrai público, além de já coincidir com a chegada da alta temporada.

“Acredito que a taxa de ocupação deve aumentar em torno de 40 a 50%, e o turismo vai funcionar muito bem, principalmente o turismo de proximidade. As pessoas que residem nas redondezas ou estados vizinhos da Bahia vão fazer essas viagens com muito mais segurança (pós-pandemia). A pousada Patuá possui 122 apartamentos numa estrutura moderna que aposta em madeira reciclada. “Sou investidor no setor hoteleiro em Morro desde 2009 e acredito que a geografia e a natureza exuberantes deste lugar também favorecem o aumento na procura anualmente”.

Instalada em Cairu desde 2014, a Salude Distribuidora atua em Morro de São Paulo, Gamboa e Garapua e aproveita os eventos festivos para aumentar suas vendas de bebidas. A empresária Aline Cardoso observa que “toda programação de evento é importante e traz para o comércio local um aquecimento nas vendas. No Festival Gastronômico, por exemplo, teremos um público cheio de curiosidade para experimentar as novidades e criatividade da culinária local, e, claro, isso traz um aumento nas vendas de bebidas, por exemplo, mas também aquece todos as outras categorias, como lojas e artesanato”. A expectativa da Salude é um aumento de 20 a 30% nas vendas.

Tags: BahiaCairuMorro de São Paulo
Artigo Anterior

XP seleciona profissionais em Salvador

Próximo Artigo

Ford avança na pesquisa sobre grafeno

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peça promocional do evento
Negócios

Networking e empreendedorismo no Hub Lighthouse com o Marcas Baianas

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES
Negócios

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES

Embarcação Cassi
Negócios

Travessia Salvador-Itaparica em 12 minutos? Nova aposta da Cassi Turismo garante acesso mais rápido a destinos procurados do litoral.

Próximo Artigo
Ford  avança na pesquisa sobre grafeno

Ford avança na pesquisa sobre grafeno

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

Facgada Banco Itaú

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Carro voador

BNDES investirá R$ 405 milhões em carro voador brasileiro

homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Apresentação à imprensa

Programação e novidades da INDEX Bahia são apresentadas à imprensa baiana

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Reunião SDE e ACB

SDE e ACB discutem atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços

Placa de aluga-se com prédio ao fundo

Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Reunião SDE e ACB

SDE e ACB discutem atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços

Placa de aluga-se com prédio ao fundo

Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.