BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia

Turismo baiano obteve crescimento de 23% em 2022

REDAÇÃO por REDAÇÃO
17/04/2023
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Somente entre abril e junho, 1,6 milhões pessoas trafegaram pelo terminal aeroportuári (Foto: Will Recarey/Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

O volume das atividades turísticas na Bahia, no acumulado do ano de 2022, expandiu 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, após avançar 47% em 2021, na mesma base de comparação. Esse resultado é a segunda maior variação já registrada em toda série histórica iniciada em 2011 para esse tipo de comparação, e contribuiu positivamente para o índice nacional, que avançou 29%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado trimestralmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre as informações de destaque no boletim, o consumo ativo faturado (kWh) de energia elétrica nas Atividades Características do Turismo (ACTs) na Bahia cresceu 1,6% no ano de 2022 contra 2021, puxado, principalmente, pelo excelente desempenho em outros alojamentos não especificados anteriormente (83%).

Seguindo a mesma análise, mais de 8,7 milhões de passageiros (de voos doméstico e internacional) passaram nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) no ano de 2022. O fluxo expandiu 21,7% contra 2021, o que representa um aumento de mais de 1,6 milhão de passageiros. Esse comportamento foi resultado da aceleração observada tanto nos embarques (22%) quanto nos desembarques (21%). É importante destacar que todos os aeroportos mancaram expansão.

Veículos

Em 2022, aproximadamente 71 milhões de veículos passaram nos pedágios das rodovias da Bahia. Em relação a 2021, cerca de 1,1 milhão de veículos a mais passaram nos pedágios das rodovias que cortam o estado da Bahia, o que representa uma ampliação de 1,5%, impulsionado pela ampliação observada em duas das três concessionárias.

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 3,2 bilhões nas ACTs no ano de 2022, com queda nominal de 49% em relação ao ano de 2021, puxado principalmente, pelas reduções nas atividades de Transporte por navegação de travessia intermunicipal, interestadual e internacional (-99%).

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 59% no ano de 2022, resultado superior àquele observado no ano anterior (48%). Esse resultado é superior 10,5 p.p em relação ao ano de 2021, um reflexo da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana.

Perto de 64 mil veículos passaram a mais pelo Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no ano de 2022, isso representa uma expansão de 8% em relação ao ano de 2021. Pelo mesmo sistema, passaram quase 727 mil passageiros a mais, com expansão de 17%, na mesma análise.

O setor de Turismo incorporou 9.736 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2022, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, Hotéis e similares e Locação de automóveis sem condutor, que geraram mais 4.353, 1.427 e 1.315 novos vínculos formais, respectivamente

No âmbito das zonas turísticas do estado, houve saldo de 8.408 postos no ano e todas as 13 regiões exibiram resultados positivos. Os maiores saldos foram observados nas zonas Baía de Todos-os-Santos (+4.129 postos), Costa do Descobrimento (+1.133 empregos) e Costa do Cacau (+730 postos).

Nesse contexto, é importante ressaltar que o setor do turismo na Bahia no ano de 2022 foi motivado, principalmente, pela ampliação das rotas de voos, pela atração dos grandes congressos, pelo fomento ao empreendedorismo e pela redução da informalidade. O aumento da competitividade dos destinos turísticos contribuiu positivamente para o resultado significativo do setor.

A expectativa é de manutenção do crescimento no 1º trimestre de 2023, com taxa ainda expressiva, com a realização das festas populares, religiosas e o carnaval. Os cruzeiros marítimos para a temporada de 2023 estão a pleno vapor. E, o Governo do Estado, juntamente com a Secretaria do Turismo da Bahia, vem reunindo esforços na promoção do estado baiano nos eventos em todo o território brasileiro.

Tags: Bahiaturismo
Artigo Anterior

Pousada Refúgio da Vila, em Praia do Forte, passará por retrofit

Próximo Artigo

Prefeitura abre inscrições para 59 vagas de estágio de ensino superior

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem em compras no supermercado
Economia

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Gôndolas de supermarcado
Economia

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Economia

Turismo baiano: Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é eleita melhor do mundo em ranking internacional

Próximo Artigo
Prefeitura abre inscrições para 59 vagas de estágio de ensino superior

Prefeitura abre inscrições para 59 vagas de estágio de ensino superior

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Membros da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

Bahia terá primeira fábrica de vidro solar fora da China com investimento de R$ 1,8 bilhão

Barry Callebaut anuncia investimentos de R$121 milhões na Bahia

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Tecnicos instalando placas solares

Interior baiano vive revolução econômica com expansão da energia limpa

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Evento da Febraban

Presidentes dos maiores bancos do país discutem economia e inovação no FEBRABAN TECH 2025

Homem em compras no supermercado

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

Homem em compras no supermercado

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.