BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

IDH das Consultoras de Beleza Natura sobe e registra o melhor resultado da série histórica

REDAÇÃO por REDAÇÃO
27/05/2023
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 5 minutos
A A
0
IDH das Consultoras de Beleza Natura sobe e registra o melhor resultado da série histórica

Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil, apresentou os dados em Salvador (Foto: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

Pioneiro no mercado brasileiro, o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura (IDH-CN) cresceu 3,6% em 2022, o maior aumento já registrado desde a sua criação, há quase 10 anos, atingindo o valor de 0,632 (em uma escala que vai de 0 a 1). Dentre os resultados mais recentes do índice, merece destaque o impacto da venda por relações na renda familiar das Consultoras de Beleza: o ganho obtido com a atividade corresponde, em média, a 34% da renda nesses lares. Além disso, houve um aumento de 47% de Consultoras que declaram que a sua renda chega até o fim do mês, versus a última leitura de 2020.

“Em média, após um ano de operação com a Natura o IDH da Consultora aumenta em 1,8%”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil. “Ao mensurar os efeitos da atividade de consultoria na vida dessas pessoas, adquirimos conhecimento profundo sobre a nossa rede, o que possibilita a criação de estratégias de gestão e investimento social para que possamos, cada vez mais, oferecer um modelo de negócios inclusivo, justo e confiável”, completa o executivo.

Criado com base no IDH desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH-CN utiliza as dimensões de Saúde, Conhecimento e Vida Digna (relacionado ao trabalho e renda), as mesmas dimensões utilizadas no IDH nacional, para avaliar a qualidade de vida da rede de Consultoras de Beleza Natura e fornecer insights para ações que visem aumentar o impacto social do modelo de negócio.

Com aplicação bianual, as informações mapeadas de forma amostral, representam os dados comportamentais, culturais e demográficos de mais de 1,2 milhão de Consultoras de Beleza Natura no Brasil, com o objetivo de avaliar sua qualidade de vida e auxiliar na construção de diretrizes e programas que promovam o seu desenvolvimento.

Além disso, o IDH-CN também é utilizado para alimentar as estratégias de setores dentro da Natura, referentes a modelagem e operação do negócio. Hoje, a Natura ainda é a única empresa brasileira a fazer esse tipo de mensuração. Os avanços apontados na nova pesquisa são registrados mesmo diante do histórico vivido nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, isolamento, baixo crescimento econômico e alta inflação, e demonstra a importância do modelo de negócios da Natura para a vida de suas consultoras.

Digitalização e educação financeira

Os fortes investimentos da companhia em digitalização do negócio e nas plataformas de educação financeira, abarcados na pesquisa dentro do pilar Conhecimento, trouxeram resultados positivos: cresceram 7% e 24%, respectivamente, reforçando a importância das iniciativas da marca para o desenvolvimento e capacitação de sua rede. As plataformas de cursos online e as ferramentas digitais disponibilizadas, além de apoiarem a manutenção da atividade em meio a pandemia, impulsionaram o desenvolvimento pessoal das Consultoras, promovendo geração de renda e prosperidade em seus negócios.

Só no ano passado, quase 85 mil Consultoras participaram de cursos sobre educação financeira oferecidos pela Natura, que ensinam desde conceitos financeiros básicos, como juros, relação de risco e retorno e inflação, até como gerenciar melhor os ganhos da consultoria de beleza. Outra ferramenta disponibilizada pela companhia é o Natura &Co Pay, unidade de serviços financeiros do grupo que desempenha importante papel no pilar de educação financeira. O serviço bancário exclusivo para a rede de Consultoras das marcas Natura e Avon possibilita gerenciar finanças e realizar diversas transações digitalmente e já é o meio utilizado por mais de 500 mil Consultoras e Representantes.

A presença da Natura no ambiente digital tem crescido de maneira consistente. Segundo Agenor Leão, a empresa registra, em média, cerca de 1.5 milhão de interações mensais via plataformas de compartilhamento de conteúdo para redes sociais ou Whatsapp. Em 2022, mais de 750 mil consultoras utilizaram as ferramentas de Social Selling. Dentre elas, a Revista Digital interativa obteve mais de 32 milhões de acessos.

“Também observamos um crescimento de mais de 30% de Consultoras utilizando o Espaço Digital, onde elas têm sua própria loja virtual, para expandir a sua carteira de clientes. Isso representa a importância da jornada da digitalização promovida pela Natura e a confiança da nossa rede”, diz o executivo.

Panorama Nordeste

O resultado do Nordeste merece destaque, já que obteve um crescimento maior que o nacional: 4,2% em relação à última aferição, chegando a 0,626, em uma escala que vai de 0 a 1. Segundo o vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil, isso se deve aos incrementos em Educação Financeira e Cidadania: “Tivemos uma adição de 23% no índice de Educação Financeira e de 27% em Cidadania, o maior crescimento para o pilar dentre todas as regiões do Brasil, chegando a 0,537, índice 5% maior que o nacional. Outro dado importante para entender o impacto positivo que temos é o quanto o trabalho com a Natura contribui na renda familiar da consultora: para o Nordeste, a média é 38,8% do montante, percentagem maior do que a aferida no Brasil como um todo, onde esta participação chega a 34%”, afirma o executivo

O pilar Inclusão digital também alcançou boa performance, muito em linha com os dados Brasil, e chega a 0,812, quase 3% maior que o ano anterior. Na dimensão Trabalho, observa-se resultados discretamente menores que o dado nacional, 2,7%, chegando a 0,622. Neste pilar, a consultora avalia suas experiências positivas e negativas em todas suas ocupações (fora e dentro da Natura) e “Orgulho pelo que faz” e “Bem estar” são os tópicos mais bem pontuados nas experiências positivas.

O futuro do IDH-CN

De acordo com dados do levantamento realizado em 2022, ano em que a pesquisa obteve o maior alcance entre as consultoras, as mulheres representam 92% da rede de Consultores Natura. Entre todos os gêneros, 80% possuem filhos e 57% são pessoas negras, segundo autodeclaração.

Com base no retrato socioeconômico feito por meio do IDH-CN também é possível identificar, por exemplo, a disparidade social entre os diferentes perfis étnicos raciais, fazendo com que novos temas ganhem espaço para a promoção de impacto social da companhia. “Há poucos meses, a Natura assumiu um compromisso público antirracista e um dos seus principais objetivos é aumentar a renda de Consultoras negras. O IDH-CN, atrelado a estudos mais profundos e correlação com dados do negócio, foi fundamental para identificarmos as oportunidades de desenvolvimento deste público”, comenta o executivo.

Sendo uma ferramenta estratégica em contínuo aprimoramento, uma das metas da Natura para 2023 é avançar para a individualização do IDH-CN. Os dados, coletados desde a entrada da Consultora na rede e ao longo de sua jornada, serão utilizados para chegar a uma nova leitura que permitirá potencializar as inovações sociais de forma descentralizada, com viés regional.

De acordo com Agenor, chegar ao IDH individualizado representará um marco na agenda de impacto social da Natura. “Teremos dados para segmentar serviços e estratégias de acordo com a necessidade latente de cada Consultora”, explica Leão.

Um dos objetivos para o futuro da mensuração é compartilhar os conhecimentos adquiridos a partir do estudo com outras empresas e instituições. “É urgente mudar as práticas empresariais atuais para uma lógica que gere mais valor a todos os envolvidos. Queremos compartilhar soluções e conhecimento com a iniciativa privada, terceiro setor e órgãos governamentais, pois é por meio da inovação social e da colaboração que nós vamos encontrar a longevidade do nosso negócio. O mundo precisa de negócios regenerativos”, finaliza Agenor.

Tags: Agenor LeãoNatura
Artigo Anterior

Qatar Airways promove campanha com descontos exclusivos para brasileiros

Próximo Artigo

Feirão voltado para mamãe e bebê reunirá 35 expositores em Salvador

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preparação de remessa da Shopee
Negócios

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Vista aérea da Saudali
Negócios

Saudali reforça presença na Bahia e apresenta portfólio completo na Superbahia 2025

Diego Villar
Negócios

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

Próximo Artigo
Feirão voltado para mamãe e bebê reunirá 35 expositores em Salvador

Feirão voltado para mamãe e bebê reunirá 35 expositores em Salvador

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

Facgada Banco Itaú

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Carro voador

BNDES investirá R$ 405 milhões em carro voador brasileiro

Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Apresentação à imprensa

Programação e novidades da INDEX Bahia são apresentadas à imprensa baiana

Homem em compras no supermercado

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%

Evento no Colégio Municipal Professora Dáulia Angélica de Souza Santos (Barra do Gil),

Seis equipes chegam à final do Desafio Ilha Sustentável 2025

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Paca publicitária da prefeitura

Corredor Verde: Prefeitura de Salvador lança programa que prevê arborização de avenidas da capital

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

Homem em compras no supermercado

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%

Evento no Colégio Municipal Professora Dáulia Angélica de Souza Santos (Barra do Gil),

Seis equipes chegam à final do Desafio Ilha Sustentável 2025

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Paca publicitária da prefeitura

Corredor Verde: Prefeitura de Salvador lança programa que prevê arborização de avenidas da capital

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.