O Governo do Estado recuperou 40 quilômetros da rodovia BA-375, no trecho entre Saúde e Caldeirão Grande, no entroncamento da BR-407. A entrega da obra, que beneficia 117 mil habitantes, foi realizada nesta quinta-feira (15), pelo governador Rui Costa. “Na Bahia, é mais caro fazer estradas, levar água, garantir o policiamento. Então, a gente tem a exata dimensão do esforço que a Bahia está fazendo para entregar, entre outras coisas, essa estrada, que custou quase R$ 15,5 milhões”.
Rony Lima de Oliveira trabalha na fazenda do pai no município de Saúde, e vai todos os dias a Caldeirão Grande, a serviço ou para levar o filho pequeno. Segundo ele, as despesas diminuíram com gasolina e manutenção do carro, após a recuperação da estrada. “E a obra reduziu também o tempo de viagem. Da sede de Caldeirão Grande até Saúde eu levava até 40 minutos, agora faço em menos de dez. Era um tempo que a gente perdia e agora pode fazer outras coisas”.
Farmácia da Bahia

Rui entregou ainda uma unidade da Farmácia da Bahia, para distribuição de medicamentos. Já foram inauguradas 38 unidades no estado, beneficiando cerca de 450 mil pessoas. O programa oferece armazenamento adequado para os medicamentos, além de contar com farmacêuticos para orientar a população. Os primeiros alvos são 46 cidades baianas de até 15 mil habitantes, em um investimento estimado em R$ 5,3 milhões, por parte da Bahiafarma, entre a construção das unidades e a aquisição de equipamentos. Os investimentos contam com contrapartida dos municípios.
Para o secretário municipal da Saúde de Caldeirão Grande, Robério Gama, a estrutura da nova farmácia vai facilitar e permitir a ampliação da distribuição de medicamentos. “O local onde os remédios eram distribuídos era muito pequeno e dificultava o acesso e a circulação dos pacientes. O ambiente agora é maior, mais confortável, climatizado. Vamos poder comprar mais medicamentos, pois temos agora uma sala apropriada para estocar’.