A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, por meio do Brain, centro de inovação fundado pela companhia, é a primeira empresa do seu setor a lançar uma solução IoT para apoiar micro e pequenos empreendedores, grandes empresas e governos na frente de eficiência hídrica.
Chamada de Utilities Water, ela disponibiliza informações precisas sobre consumo, vazamento, qualidade e pressão da água, agregando inteligência à gestão e aumentando a eficiência dos negócios que utilizam sistemas hídricos em suas cadeias de produção.
A novidade opera a partir da utilização de sensores de IoT em pontos estratégicos da cadeia produtiva, que enviam em tempo real as medições para um software de controle da operação. Este envio pode acontecer através de diferentes redes de conectividade, como Wifi, 3G, 4G, 5G, Ethernet ou LoraWan.
A plataforma de gestão na “palma da mão” (celular, tablet ou computador) é agnóstica para hardware e foi desenvolvida em parceria com a Afira, empresa de tecnologia especializada em serviços IoT. O programa permite o monitoramento de dados sem limites de usuário, com opções de geração de relatório de inteligência, dashboard dinâmico e configuração de parâmetros e alertas para controle de automação.
Por garantir processos de mensuração precisos e com registro de histórico na plataforma de gestão, a solução também contribui para que as empresas estejam dentro das normas regulatórias estabelecidas em sua área de atuação, diminuindo a possibilidade de multas e indenizações por desacordos na operação hídrica.
A Utilities Water surgiu como uma resposta para as dores apontadas pelos próprios clientes, como qualidade da água, controle manual das operações e problemas na gestão do consumo. Ao ouvi-los, a companhia identificou a necessidade de viabilizar uma solução que permitisse uma visibilidade real do consumo de água na cadeira produtiva e que promovesse ações direcionadas à eficiência e segurança do abastecimento.
Muito bom, vamos integrar esta solução na nossa.