Em 2024, a Bahiagás completa três décadas de atuação no mercado de gás natural canalizado da Bahia. A empresa, que é a concessionária responsável pelo fornecimento desse energético no estado, tem uma trajetória marcada pelo crescimento e pela consolidação de sua presença em diversos segmentos.
Para comemorar a data, a balzaquiana realizou 105 projetos culturais durante o Carnaval. Em Salvador, patrocinou o tradicional Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar; os blocos afros Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro e o afoxé Filhos de Gandhy; além de atrações sem cordas para os foliões em geral. Já em São Paulo, a empresa patrocinou as Escolas de Samba do grupo especial, a Acadêmicos do Tatuapé.
“Vamos completar três décadas de uma trajetória de crescimento, sucesso e ascensão daquela que é a maior concessionária pública do Brasil”, afirmou a diretora Técnica e Comercial, Larisse Stelitano. “A nossa energia não é só distribuir gás canalizado. Nós transformamos a vida de pessoas, gerando emprego, renda, qualificação profissional, sustentabilidade e investimentos”, disse o diretor-presidente, Luiz Gavazza .

Como parte do seu compromisso com os baianos e com o país, a Bahiagás promove o desenvolvimento da Bahia em suas variadas esferas, seja econômica, social, ambiental ou cultural. A Companhia tem aumentado, a cada ano, os investimentos no incentivo a iniciativas que possibilitem a ampliação das oportunidades de crescimento para a população, patrocinando diversos projetos culturais, sociais, esportivos, acadêmico-científicos e ambientais.
“Neste ano, tivemos um aumento significativo dos investimentos, inclusive relacionados ao Carnaval nos bairros de Salvador, o que contribui diretamente para a descentralização e democratização dos festejos. O patrocínio a todos os projetos ligados ao Carnaval atende aos objetivos da Bahiagás em apoiar e fomentar a Cultura, o Turismo e o Desenvolvimento Social no estado da Bahia”, explica o diretor-presidente da Companhia, Luiz Gavazza.
E não é só no Carnaval, a companhia também patrocina atletas baianos que se destacam em suas respectivas modalidades, como o ex-maratonista aquático Allan do Carmo, representante do Brasil em duas Olimpíadas e medalhista nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007 e nos Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos de Barcelona-2013 e Kazan-2015; e o campeão de parajiu-jitsu Igor Nogueira, atleta autista tricampeão na modalidade e que entrou para a história do esporte baiano como o primeiro atleta autista a participar de competições nas duas categorias: parajiu-jitsu (pessoas com deficiência) e convencional (pessoas sem deficiência).
De acordo com Gavazza, a Bahiagás mantém firme seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a Companhia movimenta 6,6 milhões de m3/dia de gás natural, o que representa 1,2 milhões de toneladas de CO2 evitado, correspondendo a um plantio de 8,4 milhões de árvores. A Bahiagás não só distribui um energético menos poluente que os demais combustíveis fósseis, como ainda desenvolve programas de Educação Ambiental, Resgate de Fauna e Flora, e de Monitoramento, promovendo um manejo adequado de animais e plantas, durante as obras de interiorização.
“Essa atuação responsável e sustentável da Bahiagás ao longo de seus 30 anos de existência reflete o compromisso da empresa em ser uma referência no setor energético, priorizando não apenas seu sucesso financeiro, buscando manter a empregabilidade, promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro. E também o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente”, completa o diretor-presidente.
Leia também: Financiamento de veículos aumenta 18,6% na Bahia