Por Tatiany Carvalho*
Uma das habilidades que um profissional de branding precisa desenvolver é a escuta ativa. A capacidade de se conectar ao que o outro diz em um processo de comunicação oral é um pré-requisito muito importante na fase do diagnóstico de uma consultoria -aquele momento onde os interlocutorestêm uma conversa inicial para que o consultor desenvolva uma análise e, posteriormente, um plano de ação que corrija eventuais problemas diagnosticados no processo de seu consultorado.
Para ouvir bem, é importante evitar pré-julgamentos. Deixe a conversa fluir e permita que o cliente fale de forma livre, sem interferências. Aliás, você não precisa estar em uma reunião de trabalho para desenvolver sua empatia – a habilidade de se colocar no lugar do outro. A vida cotidiana já nos oferece inúmeras situações que têm o diálogo na base de nossos relacionamentos, inclusive os amorosos. A falta de uma comunicação clara, aberta e honesta vai gerar ruídos em qualquer tipo de conexão social.
Como você quer ser reconhecido? Seja qual for seu nicho de atuação, cerque-se do conhecimento necessário para ser um bom solucionador de problemas
Se você quer ser um consultor, prepare-se para saber ouvir e também para fazer as perguntas chamadas de norteadores. Você precisa conduzir a conversa para extrair as informações que são necessárias à sua análise. Afinal, você está ali para resolver problemas de comunicação. Que tipo de dificuldade seu consultorado está enfrentando? Você está apto a ajudá-lo a resolver aquele determinado problema?
Ao se posicionar no mercado como especialista, você evita atender demandas que fogem à sua área de atuação profissional. Não adianta tomar para si a resolução de um problema de publicidade, se você trabalha com gestão de marcas.
Já perdi as contas de clientes que entendiam que precisavam de uma ferramenta de comunicação, mas, na verdade, a solução exigia outro tipo de direcionamento. Questões relacionadas à construção de reputação e autoridade exigem tratamento diferente para objetivos que se quer alcançar na área de vendas, por exemplo.
Como você quer ser reconhecido? Seja qual for seu nicho de atuação, cerque-se do conhecimento necessário para ser um bom solucionador de problemas. O café é apenas um pretexto para tornar a reunião mais saborosa.
Vamos tomar um café?
Planner da Semana
A Fábrica Cultural acaba de anunciar a retomada dos serviços de comunicação gratuitos para empreendedores nas áreas de fotografia e design gráfico. Os dois serviços podem ser solicitados pelo mesmo empreendedor, através de preenchimento de formulário. Mais informações estão disponíveis no link da bio no Instagram @fabricacultural.
A Inventivos é uma comunidade de negócioscriada pelaMonique Evelleque oferece para pessoas físicas ou jurídicas diversos treinamentos na área de comunicação, ao vivo ou gravados. Entre cursos e consultorias, os alunos podem participar de comunidades que ajudam na troca de experiências e networking. Pago. Mais informações: https://inventivos.co/.
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram/@eutatianycarvalho