Um estudo realizado pela Nielsen mostrou que 27% dos norte-americanos assinam newsletters com dicas para economizar dinheiro e aproveitar descontos. No Brasil, a adesão aos cupons de ofertas ainda é baixa, principalmente porque essa atividade começou a ser realizada por meio dos sites de compra coletiva e trouxe algumas experiências negativas.
O cupom grátis também passou a ser parte da vida dos brasileiros com o acesso gratuito ao Wi-Fi em shoppings e outros ambientes públicos. Em troca da navegação, a pessoa fornecia alguns dados e concordava em receber em seu e-mail as principais ofertas e descontos.
O local conseguia ter uma ideia do movimento de público, e as pessoas podiam aproveitar os descontos. Ainda assim, existe certa desconfiança em utilizar o benefício, o que pode ter relação com os golpes virtuais.
Internet abre portas e incentiva o brasileiro
A cultura dos cupons já acontecia quando as compras online ainda eram raras ou nem existiam. No entanto, a ideia de imprimir um cupom e se deslocar até a loja parecia aos brasileiros trabalhosa demais.
Depois da pandemia, com a necessidade de comprar online, o uso dos cupons virtuais ganhou espaço, mas a adesão ainda continua baixa. No país, a ideia ainda é um pouco nebulosa e até mesmo complexa.
Onde estaria o problema
Segundo Madsen Lima, Head of Communications na Panna Cotta Voucher Group, que é a startup responsável pelo Cupom.com, essa baixa adesão dos brasileiros aos cupons de desconto está relacionada ao desconhecimento do processo.
Em uma entrevista ao site Consumidor Moderno, ela afirma que “acreditamos que a principal barreira para a adoção em massa seja a falta de informações sobre a simplicidade no processo de utilização desses cupons. Nossa estratégia de comunicação consiste em educar o consumidor brasileiro sobre os benefícios de pesquisar por cupons disponíveis antes de finalizar qualquer transação”.
Apesar disso, o receio não está apenas com o consumidor. Muitos empreendedores ainda não conseguem enxergar vantagens em oferecer os cupons, ao contrário, acreditam que isso desvaloriza sua marca.
Esse pensamento aconteceu devido aos sites de compra coletiva, onde muitas marcas se aventuraram e não conseguiram atender seus clientes tanto na questão da entrega quanto da qualidade.
O que as marcas precisam se atentar
Para as empresas, é essencial desvincular a ideia de cupom de desconto dos sites de compra coletiva e associar a algo positivo oferecido por sua marca. Esse tipo de ação não desvaloriza o produto, ao contrário, pode ser um chamariz para aquele cliente em dúvida que dá bastante peso para a questão do preço.
É importante selecionar as melhores datas para fazer essas ofertas, selecionar sites de cupons confiáveis e criar algo fácil de digitar. OFF30, por exemplo, significando 30% de desconto a ser aplicado na finalização da compra, é bastante simples de lembrar e digitar.
O site também precisa ser adaptado e ter em um local visível para o uso do cupom. O consumidor deve enxergar com facilidade qual era o valor integral de sua compra e quanto irá pagar após aplicar o desconto.
Ao que os consumidores devem prestar atenção
Para os consumidores, o foco é o mesmo de qualquer outra compra online. Primeiro, analisar se o site que acessou é verdadeiro e conhecido, com uma pesquisa rápida sobre a reputação da empresa.
Depois, consultar a validade dos cupons e verificar se podem ser usados em qualquer item à venda no site. Muitas vezes as lojas optam por limitar o uso dos cupons a determinados itens.
Também é preciso desconfiar de ofertas muito tentadoras, como determinados golpes que envolviam “pague apenas o frete”. Se após o clique na oferta o site parecer muito estranho, com link suspeito, o melhor é fechar o site e pesquisar se o desconto é real.
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