BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Varejo baiano tem o 4º maior crescimento no país no primeiro semestre

Vendas no setor aumentaram 9,1% de janeiro e junho deste ano, diz IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
14/08/2024
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
supermercado

Com altas em 6 das 8 atividades, crescimento do varejo baiano no 1º semestre foi puxado pelos supermercados (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia registraram queda de 2,8% em junho frente a maio, na comparação livre de influências sazonais (que desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como Natal, Dia das Mães etc.). O resultado negativo veio após o setor ter registrado estabilidade na passagem de abril para maio (0,0%). Já na comparação  com junho/2023, o resultado das vendas  seguiu positivo (1,7%), contabilizando o 20º crescimento consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior (mantém-se em alta desde novembro/22).  Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

O estado teve apenas o 24º aumento mais expressivo do país, abaixo do índice nacional (4%). Nessa comparação, 25 as 27 unidades da Federação apresentaram altas, lideradas por Paraíba (16,4%), Amapá (13,4%) e Rio Grande do Sul (11,0%). Espírito Santo (-1,8%) e Rio de Janeiro (-0,5%) apresentaram recuos.

Com esse resultado, o comércio varejista da Bahia teve, no primeiro semestre de 2024, um crescimento acumulado de 9,1% nas vendas, frente ao mesmo período do ano anterior. Foi o 4º maior aumento acumulado entre os 27 estados, abaixo apenas dos verificados em Amapá (18,4%), Paraíba (9,7%) e Ceará (9,2%).

No Brasil como um todo, as vendas do comércio varejista cresceram 5,2% entre janeiro e junho de 2024, com altas em todas as unidades da Federação.

Nos 12 meses encerrados em junho, as vendas do varejo baiano também seguem em alta, de 7,4%, bem acima do indicador nacional (3,6%) e sustentando o 4º avanço mais expressivo entre os estados, só abaixo dos acumulados em Tocantins (9,5%), Maranhão (9,2%) e Ceará (9,1%).

Atividades 

No primeiro semestre de 2024, na Bahia, 6 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) registraram aumentos acumulados nas vendas, frente ao mesmo período de 2023.

Os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, mesmo com a 4ª maior taxa de crescimento no semestre (11,9%), foram a atividade que mais influenciou positivamente no resultado geral do setor, pois tem o maior peso na estrutura do varejo restrito no estado. O segmento teve, em junho, o 13º avanço consecutivo nas vendas (cresce seguidamente desde junho de 2023).

A segunda principal influência positiva na alta do varejo baiano, no primeiro semestre, veio dos outros artigos de uso pessoal e doméstico (14,0%), que registraram o maior crescimento no período. O segmento, que reúne lojas de departamentos e grandes varejistas on-line, tem resultados positivos em todos os meses de 2024.

Por outro lado, duas atividades do varejo restrito pesquisadas não registraram aumento, na Bahia, no primeiro semestre de 2024: tecidos, vestuário e calçados (0,0%), com estabilidade, e livros, jornais, revistas e papelaria (-26,2%), única em queda, com índices negativos seguidamente há 17 meses (desde fevereiro/2023).

Vendas do varejo ampliado  

Em junho de 2024, as vendas do comércio varejista ampliado baiano apresentaram leve recuo (-0,3%) frente a maio, na série livre de influências sazonais. Foi o segundo resultado negativo consecutivo (havia caído 0,5% de abril para maio). O índice foi o 10º pior do país, ficando abaixo do indicador nacional (que foi 0,4%).

Por outro lado, na comparação com junho de 2023, o varejo ampliado baiano teve alta (1,0%) pelo 13º mês consecutivo, porém, ficando com o 18º melhor resultado entre os 27 estados, em um índice inferior ao do país como um todo (2,0%).

No acumulado no primeiro semestre de 2024, as vendas do varejo ampliado baiano cresceram 8,0%, acima do índice nacional (4,3%), sendo o 6º maior avanço entre os estados.

Nos 12 meses encerrados em junho, o varejo ampliado da Bahia acumula alta de 6,5% nas vendas, também acima do Brasil (3,5%) e mostrando o 4º melhor resultado entre as 27 unidades da Federação, empatado com Pernambuco e Santa Catarina.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças; material de construção; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (“atacarejos”), para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

No primeiro semestre, duas atividades tiveram altas acumuladas nas vendas: material de construção (21,3%) e veículos (12,1%). Por outro lado, o atacado de alimentos (-3,9%) registrou queda no período.


Leia também: Estimativa de julho para a safra baiana de grãos em 2024 segue de queda

Tags: BahiacomérciodestaqueIBGEvarejo
Artigo Anterior

Algodão produzido na Bahia é exportado para o Vietnã pelo Porto de Fortaleza

Próximo Artigo

Presidente da Voepass diz que a empresa prioriza segurança operacional

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Movimentação de conteiners
Economia

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

Interior do SAC
Economia

Salvador registra crescimento recorde de 18% no número de empresas abertas no primeiro semestre de 2025

Forte de São Marcelo
Economia

Comitiva baiana realiza missão técnica na China com foco na Ponte Salvador–Itaparica

Próximo Artigo
Felício Filho

Presidente da Voepass diz que a empresa prioriza segurança operacional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Isabela Suarez

Isabela Suarez assume presidência da Associação Comercial da Bahia

Ala Mar

O renascimento de Costa do Sauípe

Sidônio Palmeira

Evento com Sidônio Palmeira reúne lideranças do setor publicitário e marca o início da nova gestão da ABAP-BA

Veículo de coleta seletiva

Salvador lança projeto pioneiro de coleta seletiva porta a porta com agendamento on-line

Barco movido a hidrogênio verde será destaque brasileiro na COP30

Barco movido a hidrogênio verde será destaque brasileiro na COP30

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Indústria de suco de laranja

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

peça promocional

Sandra Teschner conduz imersão sobre propósito e bem-estar no Hub Lighthouse, em Salvador

Movimentação de conteiners

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

Interior do SAC

Salvador registra crescimento recorde de 18% no número de empresas abertas no primeiro semestre de 2025

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

Tuneis

Tráfego na BA-882, em Vera Cruz, é interditado para recuperação de túnel

Indústria de suco de laranja

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

peça promocional

Sandra Teschner conduz imersão sobre propósito e bem-estar no Hub Lighthouse, em Salvador

Movimentação de conteiners

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

Interior do SAC

Salvador registra crescimento recorde de 18% no número de empresas abertas no primeiro semestre de 2025

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

Tuneis

Tráfego na BA-882, em Vera Cruz, é interditado para recuperação de túnel

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.