Tatiany Carvalho*
Já ouviu falar em kit político? Nesta época do ano, as gráficas costumam criar combos de peças de comunicação para os candidatos ao pleito eleitoral. Praguinhas, cartazes, banners, santinhos…um verdadeiro arsenal que os candidatos utilizam para chamar a atenção do eleitor para conquistar seu voto. Só que o mais importante nem sempre está na ordem do dia: o discurso político.
Muitos candidatos investem na comunicação visual de suas campanhas, mas não preparam o discurso político que é a base para a defesa de suas ideias e projetos. Você pode fazer o teste: já avaliou o que os candidatos ao pleito publicam nas redes sociais? Sem dúvida, a produção audiovisual está cada vez mais profissional. Jingles e vídeos bem produzidos referendam a identidade visual das campanhas e projetam a divulgação política.
Mas, quando se trata de análise de discurso, as falhas são muitas. As campanhas precisam explorar a história de vida, crenças e valores dos candidatos para que se crie uma relação emocional com o eleitor. Ninguém vota apenas guiado pela razão – somos seres relacionais que expressam emoções, simpatia e afinidade com as pessoas. Se o candidato tiver uma postura arrogante ou superficial, como criar laços?
No aspecto do discurso, muitos sequer defendem de forma clara suas propostas. E o pior: acreditam que podem simplesmente enumerar suas bandeiras, sem fundamentá-las. Aqui é importante ressaltar que não basta apenas dizer o que se pretende fazer ou resolver, mas de que forma tais promessas serão realizadas. Se tiver outras referências de cidades na dianteira e com bons exemplos, explore. Nós precisamos saber se suas pautas são exequíveis.
Qual a linguagem que o eleitor entende? Quais os melhores canais de comunicação para ecoar suas mensagens? Como conquistar a atenção da imprensa? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas em um bom plano de marketing político.
Mais do que um discurso estético – que centra esforços na parte visual dos candidatos – o eleitor precisa ser conquistado pelo discurso político. Importante dizer, ainda, que treinamentos de oratória são muito bem-vindos porque auxiliam no bom desempenho verbal e de postura corporal diante do desafio de se vencer uma campanha eleitoral.
Caro eleitor,avalie bem em quem vai votar. Distancie-se do espetáculo político e vote com a convicção de que seu candidato fará o melhor por sua cidade nas eleições municipais.
Como avaliar seu candidato
- Tem uma campanha eleitoral coerente com sua trajetória de vida?
- Expressa autoridade nas ações que quer realizar?
- Tem disciplina para a luta?
- Apresenta um discurso bem fundamentado, com diretrizes de atuação?
- Te inspira segurança e credibilidade?
Vamos às urnas e bom voto!
Planner da Semana
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(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram: @eutatianycarvalho