A Horus CDA, empresa baiana de ciência de dados, tem transformado a gestão do Detran-BA, utilizando soluções de inteligência artificial (IA) aplicadas em áreas estratégicas, como o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o monitoramento da arrecadação e o julgamento de recursos. A parceria entre a empresa e o órgão público, que já dura dois anos, tem sido um exemplo de como a tecnologia pode otimizar processos e contribuir para a segurança no trânsito e eficiência administrativa.
Segundo Danilo Andrade, diretor da Horus, a empresa está diretamente envolvida com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como objetivo salvar 80 mil vidas em 10 anos. Através de análises preditivas e modelos de IA, a Horus auxilia o Detran-BA na identificação de padrões de acidentes, permitindo uma resposta mais eficiente e estratégica. “A Horus está comprometida com o aumento da segurança das nossas vias públicas no sentido de contribuir para atingir as metas do Pnatrans”, comenta Danilo.
Outro ponto de destaque é a atuação da Horus no monitoramento da arrecadação do órgão, utilizando inteligência artificial para identificar anomalias e projetar receitas futuras. O uso de IA permite uma visão completa e precisa das finanças, facilitando a tomada de decisões estratégicas e prevenindo possíveis irregularidades.
No campo jurídico, a Horus também desenvolveu modelos que estudam a jurisprudência do Detran, oferecendo recomendações de deferimento ou indeferimento de recursos relacionados a multas de trânsito. Isso agiliza os processos e traz mais segurança às decisões, beneficiando tanto o órgão quanto os motoristas.
Atuação na pandemia
Fundada em 2016 como Horus ITS – IT Solutions, a Horus CDA rapidamente se estabeleceu no mercado, evoluindo de uma empresa focada em análise de dados e soluções preditivas para uma referência em ciência de dados aplicada. Um dos marcos importantes de sua trajetória foi durante a pandemia de covid-19, quando a empresa teve um papel essencial na gestão dos leitos clínicos e de UTI em Salvador.
Diariamente, a Horus fornecia à Secretaria Municipal de Saúde análises que ajudavam a projetar quando os leitos hospitalares iriam saturar, permitindo uma resposta rápida e eficaz, especialmente na expansão dos hospitais de campanha.
Com sede em Salvador e um escritório comercial em São Paulo, a Horus continua a expandir sua atuação no setor público, com planos de crescimento no Norte e Nordeste do Brasil. “Somos uma empresa formadora”, destaca Danilo, mencionando a parceria com universidades para capacitar futuros profissionais.
Visão inovadora
Danilo Andrade, formado em Ciência da Computação pela Unifacs, tem uma longa trajetória no desenvolvimento de sistemas para gestão empresarial, com especializações em computação, matemática, estatística e gestão empresarial. Desde 2002, sua carreira é marcada pelo uso de tecnologia para otimizar processos de decisão, e em 2016 ele fundou a Horus CDA.
A empresa, que começou oferecendo treinamentos em gestão de projetos e BI (Business Intelligence), rapidamente evoluiu para soluções mais sofisticadas, sempre focando na aplicabilidade prática e na capacidade de interpretação dos dados pelos clientes. “O nosso trabalho com IA vai além de gerar resultados. Ele precisa ser compreendido pelo cliente, para que haja confiança no processo e nas decisões tomadas”, afirma Danilo.
Hoje, com uma equipe de 20 funcionários e projetos relevantes no setor público, a Horus CDA continua a crescer, sempre com o objetivo de se consolidar como referência em ciência de dados aplicada no Brasil até 2028.
Conversa de Valor
A Horus CDA é uma das patrocinadoras da segunda edição do “Conversa de Valor, que acontece terça-feira (24, a partir das 18 horas, no The Latvian, na Bahia Marina. Promovido pelos portais BA DE VALOR e INEWSBR. O evento terá como tema central “Trânsito é Vida! Políticas Públicas e Novas Tecnologias” e integra a Semana Nacional de Trânsito. O evento contará com as presenças do diretor-geral do Detran-Ba, Rodrigo Pimentel, e do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antônio Meira Júnior, além de outros convidados especiais e autoridades.
Além da Horus CDA, a segunda edição do Conversa de Valor conta também com o patrocínio da Renova Soluções em Tecnologia e Ciberian, além do apoio institucional da BYD e do Governo do Estado da Bahia, através do Detran Bahia.