Tatiany Carvalho*
A overdose de informações a que estamos sujeitos na atualidade está nos tornando cada vez mais seletivos em relação ao que vamos ler. Ainda que tenhamos assinado uma newsletter ou cedido nosso número do WhatsApp para receber comunicações de uma marca, nem sempre acessamos as mensagens. Além do excesso de informações, há um outro problema que nos aflige: os conteúdos nem sempre atendem nossas expectativas como consumidor.
Definir os meios de comunicação certos e interagir de forma eficaz com os clientes não é uma tarefa simples, mas é essencial para o sucesso dos negócios. Quando falamos de marcas pessoais – em que os profissionais são suas próprias marcas -, a curadoria de conteúdos é decisiva para despertar o interesse de seu cliente.
Uma estratégia de branding bem definida para marcas pessoais precisa levar em consideração a clareza, consistência e coerência de sua comunicação. Afinal, se seus seguidores nas redes sociais decidiram te fornecer seus dados pessoais, como e-mail e telefone, é porque sabem exatamente que você compartilha conteúdos que os ajudam em necessidades específicas. Se você é especialista em maquiagem, mas decide produzir conteúdos sobre uma nova linha editorial sem consultar a opinião do seu público poderá ver sua audiência cair.
O segredo aqui está na escuta ativa e na capacidade de adaptação às mudanças do mercado e do comportamento do consumidor. Com as ferramentas e práticas adequadas, sua marca pode se destacar, conquistando a confiança e a fidelidade do público. Além disso, saber escolher os meios mais eficazes pode ser um diferencial competitivo.
Observe em sua estratégia de comunicação:
- Operfil do seu cliente: cada grupo de clientes tem hábitos específicos. Jovens adultos podem preferir redes sociais como Instagram e TikTok, enquanto o público corporativo tende a valorizar canais mais formais, como e-mail e LinkedIn.
- Seus canais de comunicação: embora definir um canal principal seja importante, é essencial oferecer múltiplas opções para alcançar o público onde ele se sente mais confortável. Além das redes sociais, você pode agregar ferramentas como e-mail marketing e WhatsApp para comunicações mais personalizadas e promoções.
- Pesquisas de opinião: uma estratégia eficaz inclui escutar o público. Pergunte aos seus clientes como eles preferem se comunicar com você. Use o e-mail, WhatsApp ou Story do Instagram para entender quais são as principais necessidades que sua marca resolve. Valorize a opinião de seu cliente.
- Atendimento personalizado: independentemente do canal, os clientes esperam um atendimento personalizado e rápido.
Ao invés de tentar adivinhar, o diálogo é o melhor caminho para você ser assertivo e intencional em sua comunicação. Pergunte.
Planner da Semana
- A coach e mentora de empresários Simone Bernardino é autora da Imersão Florescer, uma jornada sistêmica que alia autoconhecimento, estratégias de negócios e constelação familiar. A próxima edição será realizada em Salvador, de 22 a 24 de novembro, no Salvador Trade Center, voltada para empresários e empreendedores que estão em busca de desbloquear padrões ocultos e a desenvolver novas estratégias para avançar em suas carreiras e vidas. Em sua sexta edição, esta é a primeira vez que a capacitação será desenvolvida de forma presencial na capital baiana. As inscrições já estão abertas e podem participar homens e mulheres, a partir dos 14 anos. Para mais informações, basta clicar no link do site do programa. Clique aqui.
- Com uma programação dedicada à valorização e celebração da cultura ancestral de Salvador, a capital baiana recebe o Festival Salvador Capital Afro! A programação está confirmada de 6 a 8 de novembro, com painéis, mentorias, oficinas, um festival de negócios e show cases. Para mais informações, clique aqui.
(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram: @eutatianycarvalho