Atenção, consumidores: a partir de sexta-feira, começa o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma super iniciativa da Febraban, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor e Procons. O objetivo? Ajudar o consumidor a renegociar suas dívidas bancárias e colocar suas finanças nos trilhos. É uma boa chance de dar um up no orçamento.
Durante essa ação, os bancos participantes vão oferecer condições imperdíveis, como parcelamento facilitado, descontos na dívida e até taxas de juros reduzidas para refinanciamento. Tudo isso, claro, de acordo com a política de crédito de cada instituição.
è possível negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades que estejam em atraso.
É um boa oportunidade de limpar o nome, reabilitar o crédito e, quem sabe, ir às compras para o Natal com a cabeça tranquila.
Como negociar
Na página do mutirão na internet, criada especialmente para a ação, é possível consultar a relação de bancos participantes.
Já as dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras.
As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr, lembrando que é preciso ter sua conta Prata ou Ouro.
Leia também: Profissionais da BYD de Camaçari partem para treinamento na China