A pesquisa mais recente do Panorama do Consumo na Black Friday 2024 realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago revela que 85% dos baianos irão comprar na Black Friday deste ano. Realizado entre 1 e 15 de outubro, o estudo abrangeu quase três mil consumidores da Bahia, apontando um comportamento de compra otimista e altamente planejado para a data que mais movimenta o varejo brasileiro.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, afirma Roberta Donato, Diretora Sênior de Marketplace do Mercado Livre. “Em 2023, nós atingimos um crescimento superior ao mercado e planejamos seguir neste ritmo. Ao longo deste ano, já tivemos 4 meses de vendas equivalentes a Black Friday 2023 e acreditamos em um cenário ainda mais promissor e conectado às expectativas do consumidor.”
A pesquisa mostra que 77% dos respondentes planejam suas compras com antecedência, enquanto 23% estão atentos aos achadinhos. A maioria dos entrevistados pretende gastar até R$2.000,00 na data, o que demonstra o interesse em itens de maior valor agregado.
Entre as categorias mais procuradas estão Eletrodomésticos, Casa & Decoração e Eletrônicos, refletindo a demanda por itens que unem funcionalidade e conforto, especialmente em tempos de consumo consciente e planejado. A categoria Moda também vem ganhando espaço e, entre as preferências, destacam-se calçados, moda casual e moda infantil.
Os descontos são um grande atrativo, com 46% esperando economias acima de 60%, o que ressalta o desejo de aproveitar ao máximo os benefícios da data. Esse cenário financeiro positivo e as expectativas de preços mais baixos reforçam a Black Friday como a data mais importante para o varejo.
Cartão de crédito
Para o pagamento, 59% dos consumidores baianos afirmaram preferência pelo cartão de crédito, com 33% optando pelo parcelamento em até 6 vezes. Além disso, pagamento com saldo em conta e linha de crédito vem ganhando espaço, com 23% dos entrevistados escolhendo essas modalidades.
Durante essa Black Friday, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. “Nosso foco este ano está em oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema. Para isso, estamos oferecendo 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. Vamos reforçar que o Mercado Pago é a melhor opção para aproveitar a Black Friday junto ao maior e-commerce da América Latina”, reforça Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.
Campanha “Tá na Sua Mão”
Para a Black Friday 2024, o Mercado Livre incrementou em 50% o investimento em marketing, oferecendo R$ 40 milhões em cupons de desconto e até 70% de desconto em milhares de produtos. Durante os 43 dias da campanha “Tá na Sua Mão”, personalidades como Maisa e Marcos Mion irão destacar as promoções como frete grátis a partir de R$29 com o programa Meli+ e uma seleção de achadinhos a partir de R$29.
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