No próximo dia 16 de setembro, Salvador receberá a 1ª Feira de Empreendedorismo Jovem, das 8h às 18h, na Escola de Administração da Ufba, no Vale do Canela. A ação é fruto da parceria entre a universidade e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Com foco em jovens empreendedores de 18 a 29 anos, o evento tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores, fortalecendo a autonomia financeira e a inserção produtiva da juventude. A iniciativa oferecerá oportunidade para cerca de 20 novos empreendedores divulgarem seus trabalhos e ampliarem suas redes de contato. O prazo de inscrição é até esta terça (9) no link http://bit.ly/3JVUyOe, com vagas limitadas.
De acordo com a SPMJ, a ideia da medida é a criação de propostas concretas que ajudem o jovem a ter acesso ao conhecimento. A iniciativa integra o Projeto Empreendaê, política pública que incentiva a formação desse público como sujeitos de direito e agentes de transformação social.
“Proporcionar a educação financeira e fomentar o empreendedorismo entre os jovens é investir no futuro deles. Certamente, a juventude, tendo um melhor preparo para criar e gerir seu próprio negócio, terá melhores chances e oportunidades”, pontua a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo.
Baseado no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), que assegura o direito ao trabalho e à renda, o Empreendaê reforça o compromisso com o empoderamento juvenil, estimulando a geração de oportunidades dignas e a construção de alternativas que afastem os jovens da vulnerabilidade social.
Além da exposição dos estandes, a feira contará com palestras sobre gestão de negócios, mentorias e depoimentos de empreendedores de sucesso, junto com uma programação cultural com apresentações de música, dança e esportes, fortalecendo a integração entre juventude, empreendedorismo e cultura.
A iniciativa também conta com apoio das secretarias de Ordem Pública (Semop), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SemdeC), Conecta e Sebrae.
Dados – O Brasil vive um aumento no empreendedorismo entre os jovens. Segundo um estudo do Sebrae, que analisa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), o número de empreendedores nessa faixa etária cresceu 25% nos últimos 12 anos.