O Mercado Livre inaugurou, na terça-feira (21), um novo Centro de Distribuição em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A unidade é a segunda operação logística da empresa na Bahia e consolida o estado como um dos principais polos de e-commerce do Norte e Nordeste.
Instalado em uma área de 171 mil metros quadrados às margens da BA-093, o centro é composto por dois galpões logísticos e deve gerar 6,5 mil empregos, sendo mil diretos e 5,5 mil indiretos. A estrutura foi projetada para fortalecer a cadeia de distribuição e otimizar os prazos de entrega na região.
De acordo com o diretor sênior de Operações Logísticas do Mercado Livre, Luiz Vergueiro, a escolha de Simões Filho foi estratégica, por causa da localização privilegiada e da infraestrutura de transporte. A nova unidade se soma ao centro já existente em Lauro de Freitas, ampliando a capacidade de atendimento no Nordeste.
“Essa operação se soma à de Lauro de Freitas para atender e levar produtos tanto dos vendedores da plataforma que estão na Bahia, como também trazer produtos de outros estados para distribuição local”, explicou Vergueiro.
O novo centro reforça a presença do Mercado Livre em um mercado com mais de 15 milhões de consumidores e forte crescimento do comércio eletrônico. Segundo dados da Neotrust, a Bahia ficou entre os cinco estados com maior volume de pedidos online em 2024, registrando crescimento superior a 18% entre 2021 e 2023. As cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Itabuna lideram o volume de compras pela internet no estado.