A capital baiana sediou, na segunda-feira (27), a abertura oficial da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2025, um dos maiores eventos do setor na América Latina. Realizada no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, a feira segue até quinta-feira (30) e reúne representantes de mineradoras globais, investidores, pesquisadores e gestores públicos para debater os rumos da mineração e as oportunidades do novo ciclo de recursos estratégicos.
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a edição deste ano conta com 400 estandes de empresas nacionais e internacionais, além de painéis técnicos, rodadas de negócios e exposições sobre inovação, sustentabilidade e governança mineral. O evento deve receber cerca de 30 mil visitantes ao longo dos quatro dias.
O presidente da CBPM, Henrique Carballal, destacou que a Bahia possui uma das maiores diversidades geológicas do país e pode se tornar “locomotiva da transição energética”, atraindo investimentos e gerando emprego e renda. Já o presidente do Ibram, Raul Jungmann, classificou o atual cenário como “um renascimento da questão mineral”, diante da crescente demanda global por minerais.

























