Para o Dia dos Namorados, no dia 12 de junho, 29% dos brasileiros possuem a intenção de presentear alguém, o equivalente a cerca de 45 milhões de clientes no comércio do país. Segundo Pesquisa Nacional sobre a Intenção de Compra da Fecomércio RJ/Ipsos, mesmo com uma queda de 5 pontos percentuais na intenção de compra em comparação a 2015, o valor médio pretendido para a compra de presentes e comemorações na data (R$ 142,43) avançou em relação ao ano passado (R$ 121,13). Desta forma, a data deve movimentar uma receita de R$ 3,6 bilhões no comércio nacional.
O levantamento revela ainda que a preferência entre os que pretendem presentear permanece sendo roupas (30%), embora neste ano o grupo calçados, bolsas e acessórios (13%) tenha apontado a maior alta entre as intenções: 8 pontos percentuais em relação ao ano passado.
A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos entre os dias 29 de abril e 14 de maio e contou com a opinião de 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros.